Foie Gras

Foie Gras - pronuncia-se "fuá-grá" - especialidade francesa que invadiu o mundo todo e é presença certa no cardápio dos restaurantes mais finos. O foie gras é um prato luxuoso.
É servido em forma de mousse, parfait ou patê e o ingrediente principal é fígado de pato ou ganso.Muito apreciada pelos romanos desde o século I a.C., essa iguaria foi se tornando, nos anos seguintes, mais rara nos pratos. Ela começou a reaparecer em toda a Europa no século XV, até ser definitivamente adotada, no século XVIII, pela corte do Rei Luís XVI. O foie gras era servido nas recepções e outras festividades da corte, principalmente sob a forma de pâté en croûte (envolto numa massa).

O foie gras (fígado de ganso ou pato engordado especialmente) é conhecido desde a Antigüidade pelos egípcios. Seu sucesso percorreu séculos, variando conforme o gosto de cada época.
Produzido essencialmente no Sudoeste da França, mais especificamente no departamento de Gers (fronteira entre os Pirineus e a Aquitânia) – que soma cerca de 1.800 produtores –, o foie gras tem um gosto mais forte quando é feito de pato e mais suave quando é feito de ganso. A iguaria pode ser apreciada durante o ano inteiro, já que é consumida fresca, pré-cozida ou em conserva.Nos criadouros para produção de foie gras, a alimentação é forçada durante os últimos 12 a 15 dias de vida para patos e 15 a 18 dias para gansos. Durante essa fase, os patos são geralmente alimentados seis vezes por dia, e os gansos oito vezes. A alimentação é ministrada por um tubo de metal, de 20 a 30 cm de comprimento, introduzido forçadamente pelo esôfago do animal. Cada ave é forçada a ingerir até 3,5 kg de ração por dia.
Em alguns casos os funcionários colocam um anel elástico apertado no pescoço da ave para o caso de ela tentar regurgitar a ração. Isso ocorre de 3 a 5 vezes por dia... A gordura acumulada no fígado, responsável pela sua consistência amanteigada, resulta num fígado grotesco, doente e inchado até 10 vezes mais que um fígado comum, para ser vendido como foie gras.
A coloração normal do fígado é avermelhada e pesa cerca de 120 gramas. O fígado consumido por aqueles que apreciam tal atrocidade é amarelo e lustroso, de aparência gordurosa, e pode pesar até 1.300 gramas, mais de dez vezes o peso normal.


Cada um diz uma coisa, mas euzinha tenho minha conclusão: O foie gras é um dos alimentos mais politicamente incorretos do planeta. O motivo é o método de produção, considerado cruel. Um absurdo isso... por mais que a alegação seja cultural!!!
Uma coisa é comer uma carne de um animal abatido, outra é comer um alimento estupidamente obtido através de semanas de sofrimento do animal!

{ 2 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

BlacK SnaKe disse...

olhando isso eu ate diria ter coragem de ir na China provar um espetinho de Grilo assado... Oo!! Cruzes..

Anônimo disse...

Acho que a gente visse como os bichos são mortos seriamos vegetarianos

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri