Fatos que poucos sabem sobre Ernesto Che Guevara

Para muitos Che era um defensor dos menos favorecidos, um símbolo da resistência à expansão da influência dos Estados Unidos no mundo. Para muitos foi herói, mas muitos nunca leram NADA sobre o Che. O máximo que conhecem dele é da imagem de camisas e posters.
Poucos sabem o que ele fez ou deixou de fazer. Ele também é acusado de ter sido radical, arrogante e cruel com seus adversários. E seus ideais revolucionários já foram considerados fascistas e ultrapassados.

O jornalista americano Jon Lee Anderson, autor de CHE - UMA BIOGRAFIA, que descobriu, no final de 1995, o segredo, guardado há três décadas, sobre o lugar onde fora enterrado o corpo do guerrilheiro. Durante uma viagem à Bolívia para investigar os últimos dias de Che, o autor desvendou o mistério, divulgando-o numa grande reportagem no The New York Times. Anderson também conseguiu a gravação do interrogatório final a que Che foi submetido pelo falecido Coronel Andrés Selich, reproduzido no livro. Che Guevara foi capturado em 8 de outubro de 1967 (não no dia 9) e morto no dia seguinte.

O regime cubano ainda hoje homenageia Che Guevara, onde é objeto de veneração quase religiosa; as crianças nas escolas cantam: "Pioneros por el comunismo, Seremos como el Che".
Seu mausoléu em Santa Clara atrai, todos os anos, milhares de visitantes, muitos dos quais estrangeiros. Inclusive, existem pessoas que o consideram um santo e rezam a ele...Um homem que a vida toda lutou para implantar ditaduras. Para alguns historiadores essa glorificação messiânica é injustificável. Para eles, longe de ser um humanista, Che Guevara aprovou pessoalmente centenas de execuções sumárias pelo tribunal revolucionário de Havana.
Che Guevara virou grife; os maus capitalistas, aqueles que não são atraídos pelo lucro honesto, mas pelo lucro a qualquer custo no mundo todo usam a imagem dele para vender os mais diversos produtos.

Era um assassino ditador, mas isso não anula o fato de que o símbolo representa a liberdade, visto que na época em que ele foi inserido liberdade era sinônimo de se desvincular da área de influencia comercial dos EUA. As gerações precisam de ídolos, forma mais simples de implantar idéias...A figura do guerrilheiro argentino Che Guevara, ainda causa fascínio em muitas pessoas. Admiração estranha essa, por um terrorista. Porque Ernesto Guevara, um terrorista. Contaremos aqui alguma coisa de sua história, com base no "Le livre noir du communisme", o suficiente para mostrar sua face verdadeira, que esteve longe de ser "glamourosa".
Depois de viajar pela América Latina e conhecer Fidel Castro, Che abraçou a causa do atual líder cubano. Uniu-se aos "barbudos" de Sierra Maestra, visando a tomada do poder e a instalação de um regime socialista filo-soviético em Cuba.Logo depois da adesão, foi nomeado comandante de uma coluna (divisão interna dos revolucionários) e não tardou em demonstrar sua brutalidade.
Em certa ocasião, quando um subordinado de sua coluna furta comida, descobre e manda fuzilar o autor imediatamente, sem maiores formalidades, sem defesa. Que contradição! Ele que, segundo a lenda, dedicou sua vida inteira à "causa dos pobres", matando quem apenas furtara para comer? Tomado o poder em Cuba, os revolucionários partiram para a repressão e execução dos opositores do regime. Ernesto Guevara participou ativamente do "paredón", ou seja, da morte de milhares de pessoas. Entre seus colegas, sua fama de inclemente era muito forte.
Che chegou a matar um dos jovens chefes da política anti-Batista, Jesus Carreras, apenas porque era seu desafeto, recusando todos os pedidos de perdão.

Depois de ajudar na destruição de milhares de vidas, Che ficou encarregado de tomar conta do Banco Central Cubano. Como não entendia nada de economia, mas só de guerrilha e de fuzilamentos, para ajudar a frágil economia cubana, Guevara criou os "domingos de trabalho voluntário", nos quais a população era "convidada" a trabalhar no domingo. Na verdade, as pessoas eram obrigadas a isso mediante chantagens ou ameaças, fomentando assim o trabalho escravo!Foi um dos mentores, também, dos "Campos de Trabalho Corretivo" de inspiração sino-soviética. Eram campos de trabalho forçado nos quais os opositores do regime eram encarcerados em condições ultrajantes e obrigados a trabalhar para não morrer."
Tudo o que vinha dos países comunistas, Che elogiava. Dizia que a solução para os problemas do mundo estava no regime dos países da "Cortina de Ferro", principalmente na antiga URSS.
Elogiou, por exemplo, a Revolução Cultural chinesa. Ora, essa revolução comandada por Mao Tsé Tung foi sabidamente criminosa. Nela, o tirano chinês comandou a morte de milhões. Matava-se por nada. Há casos de pessoas assassinadas só porque usavam calça jeans! E Che estava apoiando Mao! Aliás, a sua paixão pelo socialismo e em especial pela URSS o levou a assinar papéis usando o nome de "Stalin II" e batizar seu filho com o nome de "Wladimir" em homenagem a Lenin.
Segundo historiadores, jornais de várias partes do mundo e depoimentos de guerrilheiros de ambos os lados da época, Che foi responsável por mais de 2 mil execuções. Casos que vieram a público:
1 - Eutímio Guerra - eliminado com um tiro na têmpora direita SUSPEITO de repassar informações.
2 - Aristídio - camponês executado depois de manifestar o desejo de abandonar a guerrilha.
3 - Echavarria - irmão de um de seus camaradas, acusado de crimes não especificados.
4 - 500 homens, militares do exército de Fulgêncio Batista, policiais, jornalistas, empresários e comerciantes - parte das 800 pessoas que estavam em La Cabana em um espaço que não cabiam mais de 300.
Sem contar as acusações de abandonar os companheiros em plena guerrilha. A fuga era realizada enquanto eles morriam frente aos exércitos, isso aconteceu na Argentina e atual República do Congo.Concluindo: usou meios ilícitos para atingir um fim macabro. Sim, porque o socialismo é macabro: é o regime que mais causou desgraças no século XX. Não o socialismo idealizado por Marx, evidente.
Esse sistema destruiu economias, matou milhões de pessoas (100 milhões, segundo a conta do "Le livre noir du communisme"), perseguiu a Igreja Católica, gays, Testemunhas de Jeová, espoliou propriedades privadas e perpetrou outros crimes. Os comunistas dizem que Che foi um mártir da justa causa do socialismo. Ora, não existe nada de nobre na defesa do erro. Defender uma doutrina condenada como o socialismo está longe de estar certo.Os que o admiram e não são comunistas sustentam aquela velha e errônea tese:
"Não importa que idéias Che possuía, o que importa é que ele as seguiu e dedicou sua vida inteira a um ideal". Se esse raciocínio fosse correto, teríamos que elogiar o monstro Hitler...
Che virou um ícone pop, uma "figura legal" ligada a alguma idéia vagamente contestadora.
Ele tem os ingredientes adequados a esse tipo de ícone: amou a revolução, morreu jovem sem ter que se colocar à prova do tempo, como aconteceu com Fidel. Mal comparando, é como James Dean, eterno gatão, enquanto Marlon Brando virou "aquilo" no fim da vida.Durante o período mais obscuro da vida deChe, quando ele foi colocado à frente de uma "comissão purificadora" de uma prisão em Havana que, entre outras funções, supervisionava execuções. Durante esse período, segundo Machover, pelo menos 180 pessoas foram fuziladas depois de ser submetidas a julgamentos sumários presididos pelo próprio Che. José Vilasuso, advogado que trabalhou com Che na prisão de La Cabaña no preparo das acusações, confirmou esse aspecto: "Os fatos eram julgados sem nenhuma consideração dos princípios de justiça". Depoimento de um ex-companheiro de guerrilha de Che, Dariel Jiménez Alarcón, que descreve a frieza mantida pelo comandante durante as execuções que presenciava.
" Che subia num muro e, deitado de costas, observava as execuções enquanto fumava um charuto", disse Jiménez.
..

Frases:
“Enlouquecido com fúria irei manchar meu rifle de vermelho ao abater qualquer inimigo que caia em minhas mãos! Minhas narinas se dilatam ao saborear o odor acre de pólvora e sangue. Com as mortes de meus inimigos eu preparo meu ser para a luta sagrada e me junto ao proletariado triunfante com um uivo bestial.”
"Não posso ser amigo de quem não compartilha das mesmas idéias que eu".
"Adoro o ódio eficaz que faz do homem uma violenta, seletiva e fria máquina de matar".
"Vale milhões de vezes a vida de um único ser humano do que todo a propriedade do homem mais rico do mundo".
"Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-la como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela determina por impor sua própria força às relações entre os homens."
“para mandar alguém para o pelotão de fuzilamento, as provas judiciais são desnecessárias. Esses procedimentos legais são um arcaico detalhe burguês”.Vejam a seleção do melhor de quatro matérias do escritor peruano Álvaro Vargas Llosa - filho de Mario Vargas Llosa - publicadas em julho e agosto de 2005 pelo jornal argentino El Clarin:
Filho de uma família aristocrática argentina, Ernesto Che Guevara, cometeu o erro de confiar em Fidel Castro e levou a que toda uma geração de latino-americanos, que acreditou em seus escritos e em seus exemplos, fosse dizimada em seu nome.
Embora diante do colapso político e ideológico de tudo que Che Guevara representava, por ironia da História, El Che Guevara, hoje, é uma marca essencialmente capitalista. Sua imagem com a onipresente foto com sua boina, tirada nos anos 60 por Alberto Korda, adorna jarros, chaveiros, gorros de beisebol, camisetas, lenços, jeans, etc.
Como indica seu diário de Sierra Maestra, Guevara eliminou Eutímio Guerra, suspeito de estar passando informações. Diz o diário: “Acabei com o problema dando-lhe um tiro com uma pistola de calibre 32 na têmpora direita. Seus pertences passaram a meu poder”.
Mais tarde, “justiçou” Aristídio, um camponês que manifestou o desejo de abandonar a guerrilha. Também não titubeou ao ordenar a morte de Echavarria, irmão de um de seus camaradas, acusado de crimes não especificados. “Tinha que pagar um preço”, diz o diário.Jaime Costa Vasquez, um comandante do exército revolucionário, conhecido como “El Catalan”, ainda vivo, sustenta que muitas execuções atribuídas a Ramiro Valdés, que mais tarde viria a ser Ministro do Interior de Cuba, foram responsabilidade direta de Guevara porque Valdés, nas montanhas, estava sob suas ordens. “Ante la duda, mátalo”, eram as instruções de Che.
Alguns foram fuzilados em um hotel – como escreveu Marcelo Fernández Sayas, outro ex-revolucionário que se transformou em jornalista. Entre os executados havia camponeses que se haviam unido ao exército de Batista apenas para escapar do desemprego.
Porém, a “fria máquina de matar” somente manifestou todo o seu alcance depois da queda do regime, quando Fidel Castro o designou responsável pelo cárcere de La Cabana. De uma forma que recorda Laurenti Beria, chefe da NKVD, Guevara foi responsável, durante o primeiro semestre de 1959, por um dos períodos mais obscuros da revolução.Segundo Jose Vilasuso, advogado e professor da Universidade Interamericana de Bayamón, em Porto Rico, que pertenceu ao corpo responsável pelos processos judiciais sumários em La Cabana, “minha função era legalizar profissionalmente as causas e passá-las ao ministério fiscal, sem julgamento algum. Se fuzilava de segunda à sexta. As execuções eram realizadas de madrugada, pouco depois que a sentença confirmada de forma automática pelo corpo de apelação. A noite mais sinistra que recordo 7 homens foram executados”.
Javier Arzuaga, capelão que ministrava consolo aos sentenciados à morte e que presenciou dezenas de execuções, que hoje vive em Porto Rico, deu seu testemunho: “Em La Cabana estavam 800 homens em um espaço em que não cabiam mais de 300. Eram militares do exército de Batista, policiais, jornalistas, empresários e comerciantes. O Juiz não era necessariamente um homem de leis e sim um membro do exército rebelde, como todos aqueles que serviam de juízes. Quase todas as apelações eram presididas por Che Guevara e não recordo de nenhum caso cuja sentença tenha sido revogada (...) Até o mês de maio, quando fui embora, assisti a 55 fuzilamentos. Um dos comandantes dos pelotões de fuzilamento era o americano Herman Marks, que parecia gozar quando gritava ‘Pelotão! Atención! Apunten! Fuego!’ (...) Quando me despedi, o Che me disse: ‘Se nos encararmos de novo, seremos inimigos frente a frente’”.Entre janeiro e fins de junho de 1959, quando Che deixou de chefiar La Cabana, cerca de 400 pessoas foram lá executadas. Os telegramas secretos enviados pelo embaixador dos EUA à Casa Branca falam de “mais de 500”. Segundo Jorge Castañeda - um dos biógrafos deCheGuevara – ex-Ministro das Relações Exteriores do México, falou de 700 vítimas.
Felix Rodríguez, um conhecido agente da CIA que participou da perseguição e prisão de Che Guevara na Bolívia, disse que após sua captura o interrogou sobre as “cerca de 2.000 execuções que havia sido responsável em sua vida” ele, sem questionar a cifra, respondeu que “todos eram agentes da CIA”.Em suas memórias o líder egípcio Gamal Abdel Nasser registra que CheGuevara lhe perguntou quantas pessoas haviam abandonado o país por causa das reformas. Quando Nasser lhe respondeu que ninguém havia ido embora, Che replicou, furioso, que a forma de medir a profundidade das mudanças era através do número de pessoas “que sentem que não há lugar para eles na nova sociedade”. Esse instinto predatório alcançou seu ponto mais alto em 1965, quando ele começou a falar, como se fosse Deus, do “Homem Novo” que ele e sua revolução criariam. A moçada ama o Che Guevara... e ele defendia um sistema autoritário.
Rebeldezinhos poser... nem imaginam, por exemplo, que seu herói mandou muitos homens para o paredão... afinal, a primeira coisa que os comunistas fazem ao chegar ao poder é cercear a liberdade de expressão de todo mundo, direcionando a juventude a ser uma máquina de propaganda...

Essa sua obsessão pelo controle coletivista fez com que, logo no início de 1959, ele e Fidel Castro se tornassem responsáveis pelo projeto do Estado policial cubano. Ramiro Valdés, subordinado a Che durante as guerrilhas, foi nomeado chefe do G-2, uma organização planejada segundo o modelo da Cheka, a policia secreta comunista...
O seu período à frente do Banco Nacional de Cuba, durante o qual imprimiu papel-moeda assinados por ele, foi assim resumido por Ernesto Betancourt, seu segundo nesse cargo: “Encontrei no Che uma ignorância absoluta a respeito dos princípios mais elementares da economia”. A percepção de Che sobre a economia mundial foi celebremente expressada por ele durante uma conferência hemisférica realizada em 1961 em Punta Del Leste, ao predizer um crescimento de 10% em Cuba “sem nenhum temor” e, para 1980, uma renda per-capita maior do que a dos EUA hoje”. A verdade é que em 1997, quando do trigésimo aniversário de sua morte os cubanos viviam com uma dieta de 2 quilos de arroz e meio quilo de feijão, por mês, 120 gramas de carne duas vezes ao ano, 120 gramas de pasta de soja por semana e 4 ovos por mês. Isso porque, com a reforma agrária, as terras expropriadas não foram para os camponeses, mas para os burocratas do partido único.

Guevara disse ao embaixador soviético Sergei Kudrivisey, “os contra-revolucionários jamais voltariam a levantar a cabeça”. “Contra-revolucionário” foi o termo utilizado por Guevara para designar os que se afastavam do “dogma”. O sinônimo comunista de “herege”.
Em seu início, a revolução mobilizou voluntários para construir escolas e trabalhar em portos, canaviais e fábricas. Existem fotos de Che como estivador, colhedor de cana e operário têxtil. Todavia, em pouco tempo esse trabalho voluntário tornou-se um pouco menos voluntário e logo o primeiro campo de trabalhos forçados, réplica dos Gulags soviéticos, foi organizado em Cuba, em Guanahacabibes, em fins de 1960.
Che explicou a função que exercia o campo de Guanahacabibes: “À Guanahacabibes são mandadas as pessoas que não devem ir para a prisão. As pessoas que tenham cometido faltas à moral revolucionária (...) É um trabalho duro, não um trabalho bestial”.Esse campo foi o precursor do posterior confinamento sistemático que começou em 1965 na província de Camaguey, de dissidentes, homossexuais, católicos, testemunhas de Jeová, sacerdotes afro-cubanos, sob o estandarte das Unidades Militares de Ajuda à Produção.

Mais: imediatamente após o triunfo da revolução em Cuba, Che organizou grupos guerrilheiros na Nicarágua, República Dominicana, Panamá e Haiti. Todos foram desmantelados pelos exércitos desses países. Em 1964 enviou à morte o jornalista revolucionário argentino Jorge Masseti, fundador da Prensa Latina, convencendo-o de que deveria lançar um ataque contra seu país-natal desde a Bolívia. Também desastrosa foi a expedição Che Guevara ao Congo em 1965, país que foi forçado a abandonar clandestinamente.Mais tarde, na Bolívia, Che Guevara, pela última vez, foi novamente derrotado. Em seu diário, Che Guevara escreve uma melancólica frase: “As massas camponesas não nos ajudam em nada”.

Che Guevara sem dúvida, era audaz e rápido em organizar a vida sobre uma base militar nos territórios sob seu controle, porém não era nenhum general Giap, um dos mais importantes estrategistas militares do sec XX. Seu livro “Guerra de Guerrilhas” ensina que as forças populares podem derrotar qualquer exército e que não se faz necessário aguardar as chamadas condições objetivas, porque um foco insurrecional constituído por um pequeno grupo de guerrilheiros, apartados do partido, podem criar essas condições e, ainda, que a luta se desenvolverá prioritariamente nas zonas rurais. Essa foi, em resumo, a Teoria do Foco Guerrilheiro. A verdade é que, na América Latina todos os foquistas foram reduzidos a cinzas.
Sucessos dele: Duas vitórias militares em Sierra Maestra e a criação do próprio mito!!!

Apesar de tudo isso, Frei Beto, no II Fórum Social Mundial, agora, no Século XXI, disse, em um discurso, que “A sociedade do futuro, mais livre, mais igualitária e mais solidária se define em uma só palavra: socialismo”. Pediu uma salva de palmas para Karl Marx e completou que “o homem novo deve ser filho do casamento de Ernesto Che Guevara e Santa Teresa de Jesus”.

(Che Guevara, citado por JORGE CASTAÑEDA; jornal “La Época”, do Chile, 31 Jan 97)
Sem qualquer julgamento, ele foi declarado um assassino, posto contra um paredão e fuzilado. Historicamente falando, a justiça raramente foi tão bem feita. Se o ditado "tudo o que vai, volta" expressa bem uma situação, é esta.

"Execuções?", gritou Ernesto Che Guevara enquanto discursava na glorificada Assembléia Geral da ONU, em 9 de dezembro de 1964. "É claro que executamos!", declarou, gerando aplausos entusiasmados daquele venerável órgão. "E continuaremos executando enquanto for necessário! Essa é uma guerra de morte contra os inimigos da revolução!"De acordo com O Livro Negro do Comunismo, escrito por estudiosos franceses de esquerda (ou seja, dificilmente uma mera publicação "direitista" ou de "fanáticos anticastristas de Miami"), ocorreram 14.000 execuções por fuzilamento em Cuba até o final de década de 1960. (Slobodan Milosevic, não custa lembrar, foi a julgamento por ter ordenado 8.000 execuções. A mesma ONU que aplaudiu delirantemente a orgulhosa declaração de Che Guevara condenou Milosevic por "genocídio")."
Leia mais:
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=260
Apesar de já ter ele morrido em 1967, a figura do guerrilheiro argentino Che Guevara, ainda causa fascínio em muitas pessoas. Admiração estranha essa, por um terrorista.
Porque Ernesto Che Guevara não passou disso, um terrorista. Contaremos aqui alguma coisa de sua história, com base no "Le livre noir du communisme", o suficiente para mostrar sua face verdadeira, que esteve longe de ser "glamourosa".
Fonte:http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=politica&artigo=cheguevara&lang=bra

Marcelo Andrade - "Che Guevara, apenas um terrorista"
MONTFORT Associação Cultural
Esse artigo não deixa dúvidas sobre o caráter dele.
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=260

Che Guevara> anatomia de um mito
Video: Documentário sobreChe Guevara 07/04/2006Documentário expõe a verdade sobre o Che “Publicado originalmente no site do Instituto Millenium.
“Fusilamientos, sí. Hemos fusilado. Fusilamos y seguiremos fusilando mientras sea necesario.”
Assim, com a voz de Che Guevara, inicia o documentário Che: Anatomia de un Mito, que pode ser descarregado diretamente em formato WMV (Windows Media Player; o arquivo tem 71 MB).
O vídeo para o computador está muito pequeno, mas vale a pena ver ex-correligionários de Che Guevara contando a verdade sobre ele: fazia comentários racistas, anti-gay, não tomava banho, nunca hesitava em matar pessoas sob quem pesasse a mínima suspeita, e possuía uma incompetência singular no comando das guerrilhas. Não sou eu que estou dizendo. São as pessoas que conviveram com ele...
http://www.cubaliberal.org/videos/CHE_AnatomiadeunMito.wmv
Quem quiser assista pelo YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=v1-Ani0gyI4

http://veja.abril.com.br/090797/p_088.html
Folha Online
O professor de Relações Internacionais da Faculdade Rio Branco, Sérgio Gil, o compara a Cristo, por ter conquistado e empolgado a população. Ele também fala, neste videocast, sobre a imagem do líder no cenário político mundial. Sérgio explica que o líder foi "cristianizado" pela forma que encarou a luta revolucionária de guerrilha. "Ele tornou-se um símbolo cultural, político e de vanguarda", diz o professor. Gil afirma que uma das principais contribuições dele foi a idéia de alimentar uma crença que teria como objetivo a possibilidade da mudança. Um site foi criado para a ocasião e reúne fotografias, manuscritos e depoimentos a respeito do líder revolucionário.Veja o vídeo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u412019.shtml
Precisa-se desmascarar o criminoso atras do mito. Infelizmente o filme sobre Guevara que esta nos cinemas glorifica inclusive com total ignorancia por parte de Del Toro sobre o verdadeiro papel do representado por ele.Vejam esta entrevista muito boa.
http://www.youtube.com/watch?v=IZGTV6FbBXM
Del Toro levou um susto quando o perguntaram se sabia que ele matava suas vitimas...
http://www.youtube.com/watch?v=cf3g64dYli8&feature=related
Falar que o combate a uma ditadura justifica execução é de uma canalhice infindável, substituir um sistema autoritário por outro é trocar seis por meia dúzia.
Na época que Che viveu, os direitos humanos já haviam sido declarados e eram, em certa maneira, seguidos. Os terroristas estão se mascarando de libertadores? Contra o quê e a favor de quê se luta matando? Tudo bem, eu entendo essa coisa toda de libertação do imperialismo, mas pode-se considerar libertário alguém que quer te "obrigar a ser livre"? Quanto ao Guevara, creio que ele se chocou com uma realidade que ele não conhecia, e foi buscar o que ele passou a defender (libertar a "latinoamerica" dos opressores, fosse o capitalismo americano ou a própria burguesia sul americana).
Quantos ele matou em nome da "liberdade" que tanto defendia? O genocídio e o assassinato a sangue-frio são louvados como se fossem virtudes capitais. Será que ele não se perdeu com as idéias mais radicais de Fidel? E ele foi lutar na África ena Bolívia movido por que? idealismo? loucura? Uma pessoa que se embrenha na selva para cuidar de leprosos? Possuía uma personalidade dúbia. Fiquei horrorizada quando li que Che matou um adolescente de apenas 15 anos e que ao sua mãe pedir clemencia pelo seu filho, Che atirou nela a sangue frio! Afinal, o sujeito que empunha uma arma para lutar pelos seus ideais perdeu a legitimidade de sua causa! Matar para impor seu ponto de vista é no mínimo falta de capacidade de argumentação. Sem falar que isso justificaria todo e qualquer genocídio ocorrido até hoje no mundo. O problema é que algumas pessoas levam sua "ideologia" com uma paixão quase religiosa, e entendem como uma ofensa levantar fatos não elogiosos a respeito de seus ídolos. Independente da ideologia, Che foi um assassino e isso é um fato. Se o considera herói, então justifique porque um assassino pode ser herói. O certo não pode ser duvidoso. O mal não pode ser tão simples...

{ 24 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Anônimo disse...

Quer algumas dicas?
1- Vá estudar Português.
2- Vá estudar história.
3- Depois estuda vá estudar os regimes capitalista e socialista.

Anônimo disse...

Faltou argumento,hem? Teve que partir pra discussão ad hominen! rs

Crlos,professor de Historia Mudial

Miriã Soares disse...

Anônimo,seguirei seu conselho: estudarei, estudarei,estudarei!
Mas admita: contra fatos,não existem argumentos, somente xingos, destemperos e ofensas! rs
Miriã

Analú disse...

Eu nunca vi heróis que não mataram!Nem mesmo em desenho animado.Vc conhece algum?? Em Todas as revoluções existentes na humanidade vidas foram sacrifadas.Me mostre uma que não foi! Desde da época pre-cambriana,os homens se matam para consquistar seu lugar,a propria lei da natureza é assim. A lei da evolução diz que só os melhores permanecerão,só o mais adaptados. Não entendo o sentido de toda essa descrição morte por morte! Que idiotice!!! Quantos mataram na época que Cristo estava vivo? Em nome de Deus quantos foram mortos na Idade Média? E a burguesia?Quantos matou em nome da liberdade para implatar o sistema capitalista?E as guerras programadas? A 1° e a 2° guerra? E Hitler? Todas essa mortes em nome das ambições humanas,da ganancia,da tentativa de se implantar uma sociedade onde nunca existirá igualdade social. A religião cristão criou a guerra no oriente médio,afirmando serem os judeus o povo sagrado. Ai vc vem falar de uma guerrilha e de um guerrilheiro que tentou de todas as formas tornar a América Latina uma só nação,ou não é isso que se tenta fazer os blocos econômicos? Um Lider que se,somente, fosse sanguinário teria ficado em La Cabana e pq lá não ficou? Essa tentativas mal sucessidas só servem mesmo para aumentar o "mito"( para alguns) o herói para mim! Desculpa qualquer coisa!
Vamos estudar um pouco mais,por que as vezes olhamos as coisas pelo olho de um jornalista onde o click é informar e acabamos por meter os pés pelas mãos! Se todos os latinos-americanos como eu,tivessem essa vontade de tornar o mundo um lugar melhor para todos talvez não existisse tanta desumanidade.
Oi,sou Ana Lúcia,tenho 23,Paraibana nativa de João Pessoa,e sim uma Latina com maior orgulho de ser!
Quiser trocar um idéia me mande um email ok? Aninha_llls@hotmail.com
Um abraço.

Anônimo disse...

Cara Miriã,
Antes de postar meu comentário fui ler seu perfil, e nele só encontrei seu signo e seu ano no zodíaco (enm sabia que isso existia)...Para quem le compulsivamente, realmente isto é a coisa mais interessante que eu desejava encontrar. Tens razão contra os fatos não existem argumentos, mas contra fontes...bem.
Em tempo:Será que Che foi esse "monstro" em razão de seu signo e ascendente? É bem possível...

Pietro Fonti disse...

Olá, algumas fontes aqui indicadas n são propriamente do mais confiável q existe mas tudo bem. Costuma-se dizer que "amor com amor se paga". Aqueles que mataram milhares da nazis são terroristas? Aqueles que foram torturados pelo ditador batista são terroristas? Todos os inocentes que morriam por n poderem expressar a sua opiniao tb eram terroristas? Milhares de cubanos que eram contra che onde param agora? Ninguem os matou, estão todos a morrer nos estados unidos... Quando por exemplo Salazar governava portugal, todos aqueles que practicaram atentados contra este eram terroristas quer ver?
"ladrão q rouba ladrão, tem 100 anos de perdão", é dessa perspectiva que vejo tudo isto. Alem disso, a maioria das "historias" contra che, vêm todas dos Estados Unidos. Esse pais n me deixa boas recordações nem bons exemplos se lhe quer q diga, portanto n vou certamente confiar em algo vindo dessa loja de fastfood.

abraço fique bem.

Sandro disse...

Ola pessoal!!! é muito importante estarmos atentos aos acontecimentos,passado presente.O que os olhos não veem o coração não sente!Pelo que sei Ernesto vivenciou nos olhos das pessoas os sofrimento de misèria entre outras...Ficaria indiguinado tbem!no meu Estado dizem que a imprensa foi comprado!so mostra o que é de interesse do estado.Ernesto incomodou "Os interesses dos poderesos"Quem Garante que os fatos não foram distorcidos?!!vivemos em um tempo que o mais importante è o lucro não se cumpre o segundo mandamento de Deus AMAR O PROXIMO COMO A TI MESMO! talvez È porque poucos amam a si mesmo...assisti ao documentario diario de motocicleta ERNESTO CHE GUEVARA e pude ver um homem de coração bom!! PERFEITO SOMENTE JESUS CRISTO um forte abraço Sandro Três Corações MG 37 anos

Anônimo disse...

alô amigos

ao guri que manda estudar para entender e estudar os "regimes capitalista e socialista".
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

capitalista é regime político?????
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
cada um que aparece

Unknown disse...

Não é querendo defender o comunismo nem nada, mas se você quer evitar ser tendenciosa, que tal um post sobre todas as vidas ceifadas pelo capitalismo? Não existe bem e mal neste mundo, é tudo muito mais complexo.

Marlúcio disse...

CAPITALISMO,VC Ñ DERRUBA SEU INIMIGO PEDINDO LICENÇA,USA FORÇA. O CAPITALISMO PROVOCA A LOUCURA DE PODER E PODER SEMPRE+++. O CAPITALISMO DESTROI. VIVA CHE!!!
TEM TERRORISMO PIOR Q O AMERICANO? Q INVADEM OS PAISES Q JÁ VIVEM UMA DESGRAÇA,FOME, MISÉRIA E GUERRA CIVIL
MANDAM BOMBAS E MATAM TUDO Q TIVER NA RETA? MORTE A TODOS Q APOIAM ESTA ATITUDE.

Fernando Fellows disse...

O nome dos filhos de Che eram: Aleida, Célia, Camilo e Ernesto.
Todos em homenagem a alguém, mas não a Lênin: Aleida fora de sua mulher, Célia veio de uma brava guerrilheira, Camilo de um grande amigo de Che, também guerrilheiro que morreu em um acidente de monomotor em 59 (depois dele da morte de Camilo Cienfuegos foi proibido o uso de monomotor em Cuba) e por último Ernesto (não é necessário explicar)
.
Nem nas contas das mortes em toda Cuba durante a revolução chegaram a 2 mil, e sim a mil e seiscentos.
.
Eutímio Guerra foi encontrado com mais de 10 mil no bolso e uma carta obrigando-o a matar Che, senão matariam sua familia.
.
Echevarria nem é preciso comentar.
.
Fiquei enojado e sem vontade de continuar lendo, mas pelo que lí ate aquí, nada tem base concreta e tudo é tido como senso comum e suposições.

esteban (torcedor n1 do uruguay) disse...

mais veja so VIATNA VIDAS SEIFADAS PELO CAPITALISMO,DITADURRA MILITAR DO BRASIL,URUGUAI,CHILE,ARGENTINA,BOLIVIA EOTRAS NASOES TUDO PELA DEMOCRASIA QUE O E.U.A PREGAVA E QUANTAS VIDAS FORAM ASASINADAS E TORTURADAS PELA DIREITA E SE CUBA NAO TEM BENS ECONOMICOS PARA DISTRIBUIR A POPULASAO E POR QUE AS NASOES IMPERIALISTAS E NOJENTAS FEJAM AS PORTAS PARA CUBA E TUDO ISTO SO POR QUE OS EUA TEM MAIS PODER E QUER MOSTRAR QUE SOCIALISMO E RUIM . VIVA O SOCIALISMO ABAIXO O CAPITALISMO E AS NASOES IMPERIALISTAS!!!!! VIVA EL CHE!!!

Kleiton Luz disse...

É relevante seu texto, mas no entanto deixemos claro que todos que lutaram por um ideal deixou mortos pelo caminho, visto que este ideal tratava-se de um bem maior a toda a população cubana. Acusando-o de assassino você não conseguirá desmitificar o herói que ele foi, o bravo que lutou nas florestas em prol de libertação do povo cubano da ameaça americana, talvez muitas pessoas tentam mostrar ao mundo a face assassina de Che, mas não deixa claro a derrota dos americanos frente a um bando de maltrapilhos e mal armados, tendo que colocar o rabinho entre as pernas e voltar para seu reino de faz de conta de dominar o mundo. Concordo que o regime implantado em Cuba tem que ser derrubado, visto que quem sofre com isso é o povo e aí não há discussão. Mas Che será considerado por muitos anos o herói de uma revolução e de uma geração, mantidos por um ideal que infelizmente é o que tá faltando nos dias atuais. Abraço

Sandra Ramos disse...

É uma portuguesa que agora fala a favor daquele que jamais esqueceremos pelos seus feitos exemplares, pelos seus ideais integros e humanistas. Uma portuguesa, alentejana, que nutre por ERNESTO GUEVARA um profundo respeito, uma grande consideração! Com a sua personalidade única, impecável, sem mácula, deixou na história o seu cunho e trasformou-se num ídolo para as massas oprimidas. Chamar terrorista ao querido Comandante é um autêntico crime, é verdadeiro terrorismo.
No entanto não me espanta esta atitude, pois ultimamente assisto, quase todos os dias, à tentativa abusiva de quem quer reescrever a história, esquecer factos verídicos, substituindo-os por outros... fantasiosos, para pintar de azul o negro capitalismo que a todos oprime.
Confiante no meu coração e no meu sangue, verdadeiramente VERMELHOS, caminho todos os dias, lutando por um mundo mais justo, igualitário, solidário, onde a riqueza será partilhada por todos. Meia dúzia de capitalistas a governar o mundo e o povo de olhos vendados, iludidos com literatura podre como o livro mencionado, o "Livro Negro do Comunismo!"
Uma coisa lhe posso garantir: o ideal comunista não está morto,não cairá por terra, não enquanto houver trabalhadores e Ernesto Guevara continuará a ser venerado por muitos e largos séculos, pois deixou a sua ternura e o seu espírito libertário gravado nas mentes e nos nossos corações!

Informe-se junto de fontes seguras, fale com os mais velhos, com os mais sábios e não vá atrás de mentiras vergonhosas!

Anônimo disse...

Pelo jeito você é fã do Gandhi, que foi pacifista. Parabéns. O mundo precisa de pessoas assim que luta e fala contra terroristas e tiranos.

Maria de Magdala disse...

Olá, eu sou outra portuguesa que aqui vem comentar. Olha, numa história há sempre pelo menos duas versões, e nem tudo o que ele fez foi bom, nem tudo o que ele fez foi mau. Mas apesar de tudo, ele é uma pessoa que inspira outros a serem melhores, e mesmo que o que tu escreveste seja (mesmo) verdade, nada neste mundo vai fazer desaparecer o bom que ele trouxe a este mundo. E lembra-te que os teus ídolos também podem ser uns grandes cabrões de vez em quando. Todos somos.

Rubens disse...

Quantos idiotas úteis adoradores de um covarde porco vagabundo chamado ernesto guevara, vurgamente conhecido em cuba como porco. Um imbecil despreparado. Onde ele teve comando, tudo foi perdido. Até o filho de uma puta do fidel castro mandou o safado para angola para se livrar do incopetente apedeuta covarde. Se fudeu na bolivia, pois o partido comunista o denunciou e o encheu de bala. Procurem estudar a verdadeira história bando de apedeutas. Leiam o livro: O verdadeiro che guevara e os idiotas úteis que o idolatram. Se a turminha não gosta de ler, tem um cedezinho que acompanha falando da vida do desgraçado.

Maria Beatriz L.Camargo disse...

CHE GUEVARA É UM ICONE LATINO,UM GRANDE HOMEM...OS AMERICANOS VÃO FAZER DE TUDO PARA SUJAR SUA IMAGEM...MAS NÓS COMO LATINOS NÃO DEVEMOS DEIXAR...TODOS AQUELES QUE MORRERAM NA GUERRILHA...MERECIAM MORRER,A REVOLUÇÃO É ISSO,DEVEMOS DESINFETAR OS QUE NÃO PRESTAM.PRA SEMPRE CHE GUEVARA

Anônimo disse...

A revolução acontecerá... em menos tempo que possamos prever...
"Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura"

Aos porcos capitalistas e aos que mesmo entendendo sua face os apoiam, o dia do acerto de contas chegará!

nascemos iguais e iguais morreremos!!

Anônimo disse...

Ernesto Guevara foi sim um grande imbecil e um grande engodo, transformado em herói pela mídia populista. Boa matéria, ótima compilação baseada nas últimas descobertas de hitoriadores sérios sobre a vida deste impostor... Parabéns e apoio sua opinião. Não dê atenção aos comentários agressivos e típicos dos defensores de criminosos... eles são assim mesmo, violentos por uma ausência completa de boa argumentação e a percepção fatídica da verdade!!! A Verdade dói.

Viva o Brasil !!!!

Anônimo disse...

OPINIÃO

Estudo muito sobre a vida de Ernesto. Cheguei a algumas conclusões ao analisar "os dois lado da moeda": Che realmente era humanista. Nas inúmeras batalhas que enfrentou, não se conformava quando um soldado (inimigo) não fosse questionado sobre sua rendição e acabavam matando-o. Brigava com o rebelde (seu aliado) que fizesse isso e até o castigava. Todos os que tiverem a oportunidade de conhecê-lo, relatam que sempre se decpcionavam ou não se impressionavma tanto com seus aspectos, pois, em Cuba por exemplo, o ditador da época da Guerrilha, BATISTA, adorava afirmar que Che era sanguinário, terrorista e outras coisas há mais... assim como você afirma em seu texto. Qual o OBJETIVO dessa máscara sobre CHE? Conseguir a sua cabeça por meio de desertores traidores. Esses sim eram mortos por Che. E também soldados impiedosos, estrupadores e torturadores de camponeses. O que é muito normal em uma guerra! É triste, mas é fato. As pessoas que o conheciam não se impressionavam tanto com ele, às vezes até se decpcionavam, porque ele não era sanguinário, nem terrorista, nem matador como queriam que fosse. Era apenas um asmático que resolveu testar a vida em prol de quem mais precisava de sua ajuda - apesar dele precisar de ajuda e no seu orgulho infinito chegar a recusar na maioria das vezes, demonstrando sempre sua força de vontade em ajudar o próximo! ELE AMAVA A VIDA - NÃO A SUA PRÓPRIA - MAS A DO PRÓXIMO! Tenho certeza que se ele estivesse vivo iria odiar o consumismo criado envolta da sua imagem, e iria relevar alienadados que acreditam em "anedotas" criadas a seu respeito, com o objetivo de denegrir a sua imagem.

OBS.: Procure se informar muito, mas muito mesmo, antes de divulgar fatos históricos. Pois lhe confirmo que a história sempre foi e sempre será camuflada pelos detentores de poder e opressores dos pobres. Experiência própria através de leituras. Na história deles, inimigos viram heróis e heróis viram inimigos! Sou sincera em lhe dizer que não cheguei a ler todo o seu texto. De início já me causou certa repugnância. Mas resolvi lhe ajudar. Espero ter conseguido - pare e reflita: Será que você não está sendo injusta? Tens certeza do que estás afirmando?
Se cada latino-americano tivesse uma gota de CHE, talvez tudo seria um pouco diferente.
Orgulho-me de ser latino-americana. E orgulho-me de ter conhecido muito bem Ernesto Guevara através de muita leitura e informações confiantes. Assim como CHE, sou loca por livros! Assim como CHE, sou humanista!
E sinto muito com as pessoas que não podem desfrutar disso, por opinarem contrariamente. SÓ TENHO CERTEZA DE ALGO - O OPRESSOR NUNCA ME ILUDIU E NUNCA ME ILUDIRÁ. ENQUANTO EU ESTIVER VIVA, PASSAREI ESSA INFORMAÇÃO A TODOS. COMO CHE, TEREI MUITA FORÇA DE VONTADE PRA ISSO.
E UM DIA, TENHO CERTEZA, OS OPRESSORES E DETENTORES DO PODER, MANIPULADORES, IRÃO RESPONDER PELOS SEUS MAL-FEITOS!

LEIA: AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA, DE EDUARDO GALEANO.
CONHEÇA: A MAIOR QUANTIDADE POSSÍVEL DE MOVIMENTOS SOCIAIS E SENTIRÁS DE PERTO A REALIDADE QUE TE CERCA E VOCÊ NÃO ENXERGA!
INFORME-SE: VERDADEIROS DADOS EXISTEM!

VIVA AS BRASILEIRAS E OS BRASILEIROS!
VIVA AS LATINO-AMERICANAS E OS LATINOS-AMERICANOS!

MAGDA BENITES
LUTANDO POR UM MUNDO MELHOR!

Raquel disse...

Olá!
Diante de tanta informação com fonte improvável, fico triste em ver como fatos históricos importantes são distorcidos.
Che foi e continuará sendo símbolo de humanismo, ele direta ou indiretamente cumpre o segundo mandamento da lei divina -Amar ao próximo como a si mesmo-
Não existe guerra sem sangue.
Che era guerrilheiro e
Defender uma causa, lutar por um ideal deveria ser o mote da população, pena que essa missão se resigna a poucos e poucos se destacam trocando o conforto de uma vida 'normal' por uma vida de luta 'real'.

Che, representa coragem!

Fora, geração que inverte valores essenciais , o Ser virou Ter.

Eu, continuarei na minha luta por justiça, usando armas necessárias e Che sempre será referência desse ideal.

Justiça!
Ao autor, repense suas agruras, leia mais.Estude história.

Raquel

Harjemíru Friaça disse...

Cara Miria, reveja a origem e/ou significado do termo "terrorista", você o usa várias vezes e em nenhuma acerta. Cuidado. Mude.
Harjemíru Friaça

Anônimo disse...

Che Guevara foi além de ser comunista, foi e sempre foi um revolucionário, queria transformar esta miséria que é a espécie humana em algo melhor, mais justo, mais solidário, mais cooperativo. A mediocridade, como sempre, como não possui argumentos, salta no lombo da violência.

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri