VOCÊ ACREDITA NO TESTE DE QI?

Einstein, um exemplo de Inteligência Lógico-matemática


Que forma de inteligência você tem?

Pesquisadores contestam o teste do QI (que mede a capacidade de raciocínio lógico.Q.I = Quociente de Inteligência, mede apenas a lógica.)
Os pesquisadores atuais, como o antropólogo Stephen Jay Gould, autor de A má medida do homem, e Howard Gardner, professor na Universidade de Harvard e autor do livro Formas de inteligência, afirmam que o teste de QI mede apenas um tipo, a inteligência lógica.
Segundo eles, existiriam várias outras formas de inteligência, como a musical, a literária, a espacial e a do corpo, que não são medidas pelo teste do QI.
Isso explicaria por que pessoas com baixos resultados no QI são, no entanto, extremamente bem-sucedidas.

Gardner vai mais longe: cada um de nós possui, em grau maior ou menor, vários tipos de inteligência.Para ele, há inteligências inatas, geneticamente adquiridas, mas que dependem da experiência de vida para se desenvolver. Se Mozart tinha uma aptidão inata para a música, o fato é que ele também tinha um pai músico e uma mãe música.

A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender...a criatividade, a personalidade, o caráter ou a sabedoria...

Existem vários tipos de inteligência...

Lógico-matemática - abrange a capacidade de analisar problemas, operações matemáticas e questões científicas. Medida por testes de QI, é mais desenvolvida em matemáticos, engenheiros e cientistas, por exemplo.

Linguística - caracteriza-se pela maior sensibilidade para a língua falada e escrita. Também medida por testes de QI, é predominante em oradores, escritor e poetas.

Espacial - expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. É mais desenvolvida em arquitetos, desenhistas e escultores.

Musical - expressa-se através da habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais, sendo mais forte em músicos, compositores e dançarinos.

Físico-cinestésica - traduz-se na maior capacidade de utilizar o corpo para a dança e os esportes. É mais desenvolvida em mímicos, dançarinos e desportistas, por exemplo.

Intrapessoal - expressa na capacidade de se conhecer, estando mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros.

Interpessoal - é uma habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.

Naturalista - traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os fenômenos e padrões da natureza. É característica de paisagistas, arquitetos e mateiros, por exemplo. (Esta última criada e desenvolvida por CAMPBELL e não por Gardner)... geralmente, quem se dá bem nisso são os paisagistas, biólogos...

Inteligência espiritual: Segundo Danah Zohar, é uma inteligência, que coloca os nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, o que nos torna mais efetivos e focados. Ter alto coeficiente espiritual (QS) significa ser capaz de usar a nossa componente espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. Incrementar o nosso QS implica aumentar os nossos horizontes e tornarmo-nos mais criativos. É algo que nos impulsiona para abordarmos e solucionamos os problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver os valores éticos e crenças que vão nortear as nossas ações ao longo de toda a nossa vida.


Penso que a verdadeira inteligência é a capacidade de compreender e de logo encontrar a solução mais adequada para uma situação que se apresente.

“Não podemos fazer qualquer inferência sobre a inteligência geral do indivíduo, a partir de um teste de QI, que avalia apenas seus aspecto lógico-matemáticos. A inteligência tem múltiplos aspectos, há variáveis, biológicas, psicológicas e socioambientais" JEFFERSON OLIVEIRA, Psicólogo e Prof. da UFBA

Faça o teste e descubra a sua:http://oglobo.globo.com/servicos/link.asp?link=/educacao/teste_inteligencia/default.asp

O resultado do teste que fiz: Você possui mais Inteligência LINGUÍSTICA e Você possui menos Inteligência LÓGICO-MATEMÁTICA!!!

{ 1 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Rita Cristiane disse...

O resultado do teste que fiz: Você possui mais inteligência Musical/ Você possui menos inteligência Lógico-Matemática.

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri