Maquiavel

"Não se pode chamar de "valor" assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar a palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória"
Nicolau Maquiavel


Nicolau Bernardo Maquiavel, em italiano Niccolò di Bernardo Machiavelli (Florença, 3 de Maio de 1469 — Florença, 21 de Junho de 1527), historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da Ciência Política moderna, pela simples manobra de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são — a verità effettuale della cosa – e não como deveriam ser. Considerado um dos principais filósofos políticos de todos os tempos, seus livros são analisados por estudantes de Direito, Filosofia, Historia...

Seu livro mais conhecido "O Príncipe" nada mais é do que um manual de política... e nesta obra prima, um guia com conselhos para governantes, o autor disse que ao assumir o poder "deve-se cometer todas as crueldades de uma só vez para não ter que voltar a elas todos os dias..." e os benefícios devem ser oferecidos gradualmente, para que possam ser melhor apreciados..."

"O fim justifica os meios": Maquiavel nunca disse essa famosa frase... mas sim alguns membros da Igreja Católica, intentando contra sua obra, pois o Absolutismo tem como base a separação do Estado e da Igreja, portanto a Igreja demonizou esses pensamentos... O Príncipe constou no Index Librorum Proibitorum. (rol de livros proibidos pela Igreja Catolica)

Maquiavel fala sobre a impossibilidade de um príncipe que quer manter-se no poder ser sempre correto. Uma observação simples, que hoje qualquer um faria, mas que naquela época, era muito ousada, quando acreditava-se que todo Soberano (Príncipe) era enviado de Deus (e se Deus não erra... São todos perfeitos).

Maquiavel é um dos poucos, a destruir a crença e o apego da política a uma moral, oriunda de onde for. Argumenta em prol da conquista e manutenção do Estado, fim máximo do Príncipe ou governante. Não há diferença entre o Príncipe e o Estado, porque o Príncipe esta acima de qualquer moral, pois não há tribunal que possa julgar suas ações. O que importa é seu êxito bom ou ruim, pois seu termômetro é o povo... e este julga pelas aparências... ( como sempre)

“Escuta o que te digo;
Para que possa ser rei do país ...
Para que possas aumentar o bem,
Endurece-te contra todos os subordinados.
O povo, obedece a quem o aterroriza...
Quando durmas, guarda para ti teu coração;
Porque no dia da desgraça,
Homem algum tem povo”.


* O termo Maquiavélico, preferencialmente, não é usado, visto as distorções que sofreu ao longo do tempo. Maquiaveliano é mais utilizado para expressar o verdadeiro sentido do pensamento do florentino. Seu nome virou sinônimo, inclusive na língua portuguesa, de duplicidade e manipulação: “maquiavélico”. O "maquiavelismo" nasce de alguma forma com a condenação dos livros do autor ao Index. Na Inglaterra, sua má fama é explorada na literatura e no teatro no século 17. Maquiavel é diretamente associado ao diabo na figura do "old Nick".


Frases:
“Os meios são determinados pelos fins que alguém busca atingir”,

"Os homens julgam, em geral, na base das aparências mais do que da substância. Pois todos têm olhos, mas poucos possuem o dom da sagacidade."

"Os preconceitos têm mais raízes do que os princípios."

"É preciso tratar bem os homens ou então aniquila-los."

"Se ensinei aos príncipes de que modo se estabelece a tirania, ao mesmo tempo mostrei ao povo os meios para dela se falar."

"A guerra é justa quando se faz necessária e as armas são sagradas quando nelas reside a última esperança."

"Os inimigos são mais valiosos que os bajuladores. Os primeiros te fortalecem, os últimos, fazem com que "amoleça"."

"As injurias devem ser cometidas todas ao mesmo tempo, de modo que, sendo sentidas por menos tempo, ofendam menos. Os benefícios, por sua vez, devem ser concedidos gradualmente, de forma que sejam melhor apreciados."

"Os principais alicerces de todos os Estados, tanto os novos como os antigos e os mistos, são as boas leis e as boas armas."

"Seja bom sempre que possível, e mau somente se necessário"

"Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que freqüenta: o que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente, bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles."

Ele escreveu baseado em análises e observações de fatos ocorridos na vida de pessoas poderosas, influentes, políticas... Devemos ser senhores de nosso destino, e essa é a maior lição aprendida... essas frases podem tanto suprir anseios nobres quanto mesquinhos, dependendo do contexto. Por exemplo: "Não honre a ninguém além de você mesmo", pode tanto significar egoísmo, quanto autenticidade. Cada um por si... pensando o que quiser.

{ 13 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Fernando Serra disse...

Maquiavel é sem dúvida um dos ícones da política.
Sua gama de argumentos é sem dúvida muito consistente...

Carol°°°Paula disse...

oi gosto mt do seu blog
, nosso blog tem a honrra de indicar o seu ao premio dardos...
passa lá e pega o selo do premio
bjão!!

Ana Clara F. disse...

"Os homens julgam, em geral, na base das aparências mais do que da substância. Pois todos têm olhos, mas poucos possuem o dom da sagacidade."

Mais do que uma frase é uma filosofia. Escrevi no meu blog sobre isso ontem .
O Texto é otimo (:

http://slymi008.blogspot.com/

Antonoly Maia disse...

Realmente ele foi um grande escritor e estrategista!

... disse...

Bah!!! Foi meu primeiro trabalho no curso de Historia, o pensamento de manter o estado acima de qualquer coisa, as crueldades em nome do silencio do povo, enfim, muito bom seu post...bjss

ninhu_. disse...

O cara realmente foi um prodigio e deveri servir de espelho..
porem, como toda fruta ele tem seu lado podre, coisa não muito bem frizada aqui!
Mas curti o post, o cara se garantia mesmo!
(adorei o post da maçonaria!!)
Abraços!

Anônimo disse...

Eu adoro esses ícones da história da política mundial... O mesmo vale falar de Rousseau, Voltaire e outros iluministas...

dfdsfdsfgdsg disse...

Estudei um pouco sobre ele em meu ensino médio, nunca dei o devido valor
agora leio seu blog pra tentar recuperar meu tempo perdido

www.filipeferminiano.com

Anônimo disse...

Maquiavel era o cara! estudei um pouco mais sobre ele na faculdade, mas nao tanto quanto eu gostaria. Eh um dos poucos ícones da história que dá gosto prestar atençao em suas palavras!

Juliano Jacob disse...

Maquiavelismo requer estratégia... Os previsivelmente maquiavélicos são tão infames quanto uma criança fazendo um truque de mágica... Estou com um texto quase pronto do Sun Tzu... Excelente estrategista também...

Juliano Jacob disse...

Tem selo lá no Gavetão pra vc...

Paulo disse...

Uma vez me disseram que a frase foi mal traduzida e que o correto era que "os efeitos justificam os meios"

Roberson Marcomini disse...

Maquiave foi um grande homem, ele não escreveu o que os homens deveriam fazer, mas o que estavam fazendo, um filósofo muito atual. Hoje tenho a honra de me especializar em suas obras e no seu carater.
Precisamos de pessoas como Maquiavel pra mostrar o que não estamos vendo sem o óculos da realidade.

Abraços

http://aletheiagorah.blogspot.com/

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri