Preconceito "racial"/étnico - Porquê?



O teu cristo é judeu,
Tua máquina é japonesa,
Tua pizza é italiana,
Tua democracia é grega,
Teu café é brasileiro,
Teus números são árabes,
Tuas feições são latinas (...)
e tu chama o teu vizinho de estrangeiro
(Carlo Giuliani)


É um absurdo em pleno século XXI, ainda se debater racismo, ter campanha de concientização... Ninguém pode ser julgado por suas origens, porque não é a cor de uma pele e outros fatores externos que define a inteligência, o caráter ou os sentimentos de determinadas pessoas. O que mostra realmente quem é alguém, são as atitudes, o comportamento, a personalidade, e não as características físicas.

As pessoas sabem sim quem é negro e quem é branco. Só se esquecem quando é hora de usufruir dos mesmos direitos. (Maria Aparecida Silva Bento, diretora do CEERT)

"O preconceito é o filho da ignorância. " ( William Hazlitt )

"Não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris".(Ulisses Tavares).

" Tristes tempos os nossos! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito"(Albert Einstein).

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra".(Bob Marley).

RACISMO:É a crença na inferioridade nata dos membros de determinados grupos étnicos e raciais. Os racistas acreditam que a inteligência, a engenhosidade, a moralidade e outros traços valorizados são determinados biologicamente e, portanto, não podem ser mudados. O racismo leva ao pensamento ou/ou:ou você é um de nós ou é um deles.

Todo racista e preconceituoso é fraco de espírito tentando enfraquecer os mais fortes para que se tornem fracos iguais a eles. A maior parte dos racistas desconhecem sua formação genética, não conhecem a origem do próprio avô...
Somos todos da RAÇA HUMANA (Pelo dicionário, raça quer dizer origem,geração,ESPÉCIE.) e nossas almas tem uma cor universal, assim como o nosso sangue.

As pessoas de coração impuro que não acreditam na paz, na irmandade e no amor caem na desgraça de ver que uma ou outra etnia é a errada e deve ser caçada.

Preconceito é até mais cultural do que apenas a cor da pele (preconceito quer dizer conceito formado antecipadamente sem fundamento sério,PREJUÍZO, ERRO)... afinal, quantos povos na Europa têm preconceito um pelo outro, mas o fenótipo deles é idêntico?
E o preconceito com argentinos, japoneses, paraguaios, nativos, portugueses, norte-americanos, ciganos, judeus, árabes, etc? Vamos trabalhar em nós mesmo os nossos preconceitos!

Como não podemos mudar nosso passado, vamos tomar algumas atitudes para mudar o presente e o futuro. Evitemos atitudes, frases, piadas:

você foi assaltado por um negro... acha que todo negro é assaltante;
um árabe fez um atentado terrorista... todo árabe é terrorista;
" Das brancas quero sexo, dos brancos o dinheiro"[Mano Brown]
"cabelo ruim" ser sinônimo de cabelo crespo;
pensar que todo norte americano é igual ao Bush e todo alemão é igual ao Hitler;
“Preto de alma branca”. Desde quando alma tem cor?
“A coisa ficou preta”. Dá-se a entender de que tudo referente à cor preta é ruim.
“Que judiaria!” Vocês sabiam que este termo deriva da palavra judeu? Se deve à época da II Guerra.
''todo judeu é rico e pão duro"
''negro com sucesso só se for pagodeiro ou jogador de futebol''
''cuidado quando for negociar com um árabe''
"baiano é preguiçoso"
''tinha que ser argentino''
''todo nordestino é burro''
"tudo de ruim vem de Minas Gerais"

... e outras coisas que omitirei por que incitam a ira e indignação, e extrapolam todos limites da decência.

Preconceito: O mal do mundo? Ja foi vitima disso? Ja presenciou? Porque ele existe? E quais medidas você toma perante a esse problema?

{ 11 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Flávio Voight disse...

Miriã, eu acho que todo preconceito é baseado em insegurança. Quanto mais insegura a pessoa quanto ao próprio valor, mais ela tenta diminuir o valor alheio baseado em coisas estúpidas como cor de pele ou orientação sexual.

Fabio Christofoli disse...

todo preconceito é fraco...o preconceituoso acaba ofendendo a si mesmo quando cria diferenças inexistentes...paradigmas que não pdoe solucionar

uma cor não interfere no pensamento, mas pensar que isso interfere acaba interferindo

odeio o preconceito...

feliz 2009

Unknown disse...

miria: minha mulher é negra e quase todos ou todos os meus amigos sao negros - meus atletas sao sao negros - sou um branco açoriano...portugues...mas nao me sinto bem no meio do racismo existente por parte dos brancos. abraços

Anônimo disse...

Meus melhores amigo são:um negro e um argentinoe e amiga nordestina.
E quanto as minhas raízes desde italiano,índio,espanhol, mineiro e negro(bisavos).
As pessoas que tem preconceitos é digna de pena,pois isso nunca deveria existir e ainda mais no século em que vivemos.
E que este ano as coisas mudem!!!
FELIZ 2009!!!

Anônimo disse...

acredito q pré-conceito seja algo comum e inerente. Se vc está na rua e vê um garoto maltrapilho te olhando e vindo na sua direção, ele vai pedir dinheiro. se vc vê uns 4 desses garotos te abordando vc pensa q é assalto.
Quando vc conhece alguém, vc julga a pessoa pelo q ela demonstra, a chamada "primeira impressão", mas deve se ter consciencia q é apenas um dia ou uma ocasião, e ela pode não estar bem.

Racismo sim, é algo que não deveria existir! No século XXI é uma vergonha existir fracismo.

Já sofri pré-conceito por usar piercing no septo, e já sofri pelo cabelo grande. Já sofri tb por ter ficado careca e por ter pintado a unha de preto rsrsrs
a cada detalhe q se faz, as pessoas pensam algo diferente.
Seria mais fácil se elas não ligassem.
;)

bjos

David Sampaio disse...

Todo preconceito é uma forma de prisão.
E muitas vezes acabamos sendo influenciado por pessoas preconceituosas ao nosso lado.

É ai que temos que ter uma consciência livre voltado pro bem comum para não cairmos nessas armadilhas.

http://arvoreando.blogspot.com/

Tiago Cervo disse...

É absurdo no brasil, um país de maioria "não branca", e mesmo assim tanto preconceito. Não só o racial é absurdo,como o religioso e todos os outros.

Grande abraço

http://ccdodia.blogspot.com/

Liipee disse...

Racismo..
hm, nunca sofri..
mas sei que é chato a pessoa ser discriminada por pele..
pela cor da pele na verdade..
e em determinados lugares..
agora sobre orientação sexual eu não comento, pois não aprovo atitudes dos gays..
mas tudo bem, não vou levar isso a fundo..
to sendo sincero, pior se eu tivesse mentindo..
e seu blog continua MARA
: *

abraço !

Juliano Jacob disse...

Racismo sempre foi uma das idiotices que mais me incomodaram. Conheço até professor de História racista... É a mesma coisa de médico fumante...
O pior é que o esclarecimento geral sobre racismo é muito simplista... Certa vez fui chamado de racista por ser contra a camisa "100% Negro". Ora, essa camisa é uma das manifestações mais racistas que já vi. E se cada um resolvesse sair com uma camisa escrito "100% alguma coisa"?... Se é uma forma de diferenciação pela raça, é racismo... A humanidade vai chegar a um ponto onde simplesmente não existirá o assunto "diferenciação de raças"... Qualquer um que se sinta diferente dos demais por sua raça, é racista... Enquanto tivermos esse esclarecimento fraco e simplista sobre racismo, o preconceito racial vai aumentar cada vez mais...

Anônimo disse...

Realmente é um absurdo em pleno século XX1 ainda existir pré-conceitos como esse, e não é só o pré-conceito racial que existe, o social tbm está ai, e infelizmente ainda continuará ( ao meu ver ) por muito tempo. D:

Daniel Marques disse...

Muito legal cada vez mais blogs que debatem temas importantes. O racismo é algo imperdoável, mas acredito que com o tempo irá se dissipar... alias... espero que irá...

Dê uma olhada neste post em meu blog, http://peramblogando.blogspot.com/2008/12/onde-voc-guarda-seu-racismo.html - é bem interessante também..

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri