Lucrécia Borgia

Lucrécia Borgia ficou conhecida com uma das mulheres mais cruéis do mundo e a mulher mais famosa da época do Renascimento na Itália.
Filha de Joana Cattanei e do cardeal Roderigo Bórgia, que mais tarde tornou-se o Papa Alexandre VI, Lucrécia teve uma vida cheia de episódios de intriga, assassinatos, luxúria, devassidão e incesto. Enterrou maridos e acabou com a fama de envenenar homens com um "pó" que guardava num compartimento secreto em seu anel. Nunca houve evidências que provassem isso. Bela, culta e poliglota, ela conhecia poesia, latim e grego, além de saber dançar, cantar e se acompanhar com instrumentos de corda, como convinha a uma mulher de sua posição.

  • Desde pequena seus irmãos travavam uma disputa por sua preferência.
  • Aos treze anos já era uma mulher fatal que chamava a atenção de qualquer homem.
  • Em seu primeiro casamento (aos 13 anos), Lucrécia foi ignorada pelo marido e passou o tempo todo da festa alternando a companhia de seus irmãos que recitaram a ela poemas de amor quando ela se foi para o leito nupcial com o marido.
  • Seu primeiro casamento não se consumou de imediato, pois ela era considerada muito jovem, e Lucrécia se manteve virgem por dois anos aguardando o marido. Não sem, entretanto, curtir as orgias nos aposentos do pai e dos irmãos, no Vaticano. Nessa época, os boatos sobre incesto aumentavam cada vez mais e Lucrécia era acusada de manter relações sexuais com os irmãos e, até, com o próprio pai.
  • Seus irmãos planejaram o assassinato de seu marido para que ela pudesse se casar com um homem mais rico. Ela descobriu e aconselhou-o a fugir.
  • Após esse episódio, a jovem passou uma temporada num convento, enquanto seu pai e irmãos planejavam o divórcio alegando que seu marido era impotente e que o casamento não tinha se consumado. Nesse período, Lucrécia fica grávida e existem inúmeras especulações sobre a paternidade: alguns dizem que o responsável foi um de seus irmãos, outros, um criado.
  • Após um jantar na casa da mãe, um dos irmãos de Lucrécia aparece morto num rio. O assassino? O outro irmão motivado por inveja da posição social e pelo ciúmes doentio que sentia de Lucrécia, que era mais próxima do morto.
  • Depois de assassinar o próprio irmão, César Bórgia matou um criado que teve um caso com sua irmã.
  • Mesmo grávida de seis meses, Lucrécia consegui convencer a todos que era virgem (escondendo sua situação sob várias saias) e se divorciou do primeiro marido.
  • O bebê foi reconhecido por César Bórgia, como sendo seu filho.
  • Mais uma vez enciumado e sangüinário, César assassina o segundo marido de Lucrécia.
  • A culpa recaiu sobre Lucrécia e diziam que seu marido tinha sido vítima de um de seus venenos (acusação sem nenhum fundamento).
  • O satirista Filolia difamava Lucrécia e sua família aos quatro ventos. Seu destino? Assassinado e mutilado.
  • Lucrécia casa-se pela terceira vez. Numa ocasião, cai doente e César ameaça o marido, dizendo que se algo acontecesse à irmã, o sangue dela não seria o único a ser derramado por lá. (Ele desconfiava que o marido a estaria tentando matar.)
  • César Borgia foi a inspiração de Maquiavel para o livro "O Príncipe".
Acusados de simonia, luxúria, incesto e outras perversões sexuais, além de envenenamentos, fratricídios, diversos assassinatos e implacável sede por domínio, os Bórgia foram condenados a alimentar as piores histórias sobre o papado na Renascença.
Lucrécia Bórgia morreu de parto do seu oitavo filho, aos 39 anos.
Reabertos em 1897, os palácios da familia possuíam belas pinturas.
Em um deles, havia um quadro com a figura de uma jovem Santa Catarina em que Pinturicchio teria retratado Lucrécia com os louros cabelos que caem pelos ombros...

{ 7 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Ricardo Cazarino disse...

Olá!
É ótimo conhecer um pouco sobre história e cultura...realmente nuna tinha escutado algo sobre ela..
até.

ED CAVALCANTE disse...

Lucrécia Bórgia é uma daquelas figuras que causam ódio e amor. Serviu de mote para vários personagens de novela, inclusive. Jô em "A Gata Comeu" era claramente inspirada nela.

Raiza disse...

Tudo muito bizarro,chega a dar medo até.Mas sabe o que eu acho?eu acho que se ela fosse homem não ia ter tido essa repercussão toda.
www.garrafaaomar.zip.net

Anônimo disse...

sempre sonhei em comer esta mulher. uma maquina do tempo. puta merda. que affair com a lucrecia borgia...abraços
tem um BOST novo
www.blogdaincerteza.blogspot.com

Dário Souza disse...

Sempre ´pensei que lucrecia borges fosse vilã de novela ou socialite,agora descobri deverdade a identidade dessa sacaninha

Angela Francisca disse...

Olá, adorei sua página. Estava a procura de notícias sobre Lucrécia para um artigo que postei em meu blog(Cultura de Travesseiro) sobre o retrato aparecido desta "femme fatales".
Adorei a sua máteria e por isso coloquei um link seu no meu blog. Espero que goste.
Um grande bj...

Anônimo disse...

PQ ELA ERA RUIM ??????? NÃO ENTENDI PQ RECEBEU ESSE TÍTULO .

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri