A arte do Origami


Origami: (ori= dobrar, kami= papel) A Arte Japonesa de dobrar papel. Um passatempo... um ensino... um desafio... um dom especial... não importa, esta arte é aplicável em todos os gêneros... e a todas as idades. Basta um pouquinho de técnica e imaginação! Com apenas um folha de papel é possível fazer milhares de formas... desde um simples zoológico aos magníficos origamis arquitetônicos!
Segundo pesquisador conceituado das origens do Origami, professor Massao Okamura de 65 anos, o Origami teve início no século XVII pelos samurais. Foram eles que deram os primeiros passos para o formato dos Origami atuais.
E o interessante, é que ao contrário dos dias de hoje, em que o Origami é visto como uma atividade infantil, até meados do início do século XIX, era considerado como um passatempo divertido e interessante restrito aos adultos, principalmente devido ao valor muito caro da matéria-prima. A partir da fabricação do papel no Japão, a população japonesa passa a conhecer e aprimorar o Origami, e transmitindo de pai para filho.
Durante a Era Edo (1590-1868), o Origami passa a ser praticado principalmente pelas mulheres e crianças independente da classe social.
Até o final desta era, foram criados aproximadamente setenta tipos de Origami, tais como o "tsuru"(conhecida também como cegonha e grou), sapo, íris, lírio, navio, cesta, balão, homem, etc. Estes receberam a denominação de Origami, "origaka", "orisue", "tatami-gami", etc.
Na era Meiji (1868-1912) o Origami voltou a ser ensinado nas escolas, após sofrer grandes influências do método de Origami alemão. Isto porque o Origami floresceu no Japão em outros países também ocorreu o mesmo, como na Espanha, onde os primeiros origamis foram introduzidos pelos Mouros no século VIII.
Os e origem ocidental apresentavam as formas geométricas como característica predominante, enquanto que as do Japão sempre foram mais figurativas, ou seja, imitando formas de animais, pessoas, flores, etc. Por este motivo em uma determinada época foi foi bastante criticado, pois acreditava-se que era uma arte imitativa, mas só com o tempo que se provou o contrário.
Há um registro de que no século XVIII, um grupo de japoneses se apresentaram em Paris, demonstrando vários origamis, como o tradicional Tsuru. Como fruto deste intercâmbio, em 1886, surgiu na literatura inglesa o Origami pássaro voando.
Acima, Origamis feitos com nota de dólar...

{ 1 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Anônimo disse...

Eu AMO origami!!! (e arqueologia também, rsrs...)
Aliás, gostei muito do seu blog também. O layout, os assuntos... vc aprofundou bastante o tema. Muito elucidativo.

Sei fazer um sapo de papel que dá saltos mortais, rsrs... de verdade!!!

Parabéns!

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri