Café II


O nome café tem origem na palavra árabe qahwa, que significa vinho. Sendo assim, o café ficou conhecido como o "vinho da arábia", quando chegou à Europa no século 14, por ocasião da invasão árabe naquele continente.
O consumo de café começou e se propagou entre os muçulmanos, sendo que o próprio Maomé (570-632) era consumidor da bebida denominada QAHWAH, em árabe. Esta, foi descoberta por um pastor de cabras, Kaldi, ao constatar que seu rebanho vivia acordado e estimulado, pelas montanhas do Yemen. Cerca de treze séculos mais tarde, a cafeína seria identificada pelo químico alemão Ferdinand Rounge, em 1820.

No século 17, o café já era consumido em larga escala na Europa, mas só os árabes vendiam o produto. Italianos, alemães e franceses tentavam sem sucesso, desenvolver o cultivo da planta do café.

Foram os holandeses que conseguiram desenvolver as primeiras mudas nas estufas do Jardim Botânico de Amsterdã. O café passava então, do cultivo ao consumo, a fazer parte da vida diária dos europeus. Outros países buscavam o desenvolvimento da técnica de plantio, a fim de obterem também os grandes lucros gerados pela comercialização do produto.

Contrariando o que se pensava no passado de que o café poderia causar câncer, pesquisas modernas sugerem que o consumo moderado e regular de café podem até prevenir alguns tipos de câncer ( cólon, próstata).
Devido ao grande consumo de bebidas com cafeína e à ocorrência crescente de alguns tipos de câncer, chegou-se a pensar no passado que essa substância pudesse ser incluída na lista de produtos cancerígenos.
Na década passada, a cafeína foi vinculada a uma maior ocorrência de câncer das vias urinárias inferiores, como câncer renal ou da bexiga. Outros estudos levantaram a suspeita de que o consumo de bebidas com cafeína poderia ser responsável pelo aparecimento do câncer de pâncreas.
Entretanto, foi confirmado mais tarde que todos os estudos incriminadores da cafeína eram inadequados, incompletos e insatisfatórios, não sendo possível, na atualidade, atribuir relação alguma entre a ocorrência de qualquer tipo de câncer e a ingestão de bebidas que contém cafeína, devido à realização recente de estudos mais criteriosos, onde foram evidenciados a total segurança e ausência de riscos para o consumidor de cafeína e um possível temor de desenvolver qualquer tipo de câncer.
Uma extensa revisão da literatura permite afirmar de forma definitiva que NÃO existem bases científicas para associar o consumo de cafeína com a doença fibrocística da mama, apesar da ignorância de muitas pessoas ainda aceitarem este equívoco como verdadeiro. Modernos estudos epidemiológicos sugerem que o consumo moderado e regular de café possa atuar na prevenção do câncer de cólon e próstata.
fonte: http://www.cafeesaude.com.br/cafeesaude/cancer.htm


Existem inúmeras espécies de café cultivadas no mundo, mas no Brasil conhecemos apenas duas: o Café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon).

PÓ DE CAFÉ - Torrado e moído, dependendo do grau de moagem, esse tipo pode ser utilizado para preparar o café de coador ou o espresso
GRÃOS DE CAFÉ TORRADO - São apenas torrados, mas não moídos. Mais comum para café espresso, esse tipo de produto também está na preferência de consumidores de café coado que não dispensam pó sempre fresco
CAFÉ SOLÚVEL - Os grãos são torrados e moídos, depois seus sólidos solúveis são extraídos e solubilizados, resultando o produto na forma de grânulos ou pó
CAFÉ AROMATIZADO - Café com adição de aroma
CAFÉ GOURMET - Trata-se de uma indicação comercial de que o produto é o melhor dentro de uma determinada marca ou categoria
CAFÉ ORGÂNICO - Produzido em lavouras sem o uso de agrotóxicos fertilizantes químicos
CAFÉ DESCAFEINADO - A cafeína é extraida dos grãos verdes de café, antes de eles serem torrados. Para ser chamado de descafeinado, um café tem que ter mais de 97% de sua cafeína retirada


Frases

O café faz árabes fogosos; o chá, chineses cerimoniosos.(Jean-Paul Sartre)

Ao tomar café, as idéias movimentam-se como os pelotões do grande exército no campo de batalha.(Balzac)

A história do Brasil foi escrita com tinta de café.(Coelho Neto)

O café é a bebida dos homens que nunca se embriagam.(Chesterton)

Desses grãos escuros tiraram os enciclopedistas a força, o ardor, a petulância e as idéias.(Eça de Queiroz)
"Café, de acordo com as mulheres da Dinamarca, é para o corpo o que a Palavra de Deus é para a alma." (Karen Blixen)
Amizade é como café, uma vez frio nunca volta o sabor original, mesmo aquecido.(Kant)
"O café deve estar quente como o inferno, ser negro como o diabo, puro como um anjo e doce como o amor." (Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord)
"Café é o ouro do homem comum, e como o ouro, traz a toda pessoa o sentimento de luxo e nobreza." (Abd al-Qadir)
"É mais fácil trocar de religião do que de café." (Georges Courteline)

{ 5 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Patrícia disse...

Vicia!
Café é um pouco do aroma do Brasil!
BJss, bom blog!

Ana Célia disse...

Nossa, muito interessante!
E eu adoooro café! =D

Anônimo disse...

Nossa, nem fala!
Eu sou uma eterna viciada por café e seus derivados.
hahaha
quando vou ao Graal, me divirto com tudo que tem lá: sorvete de café, café assim, assado..
hahaha, muito bom *_*

Beijão

Angelo disse...

Eu não sabia que foram os muçulmanos que começou a propagar o café.

Bom sabermos um pouco mais sobre algo que faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros!

Abraços!

Querem saber de notícias e reportagens interessantes sobre atividade física e saúde?

http://twitter.com/saudeinfinita

Liniutchka disse...

Nossa fantastico!! Adoro cafe, alem de delicioso tem uma toda uma historia interessantissima!!

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri