Incríves fenômenos naturais

A tempestade sem fim da Venezuela

O misterioso “Relámpago del Catatumbo” é um fenômeno natural único no mundo. Localizado onde o rio Caratumbo desemboca no lago Maracaibo (Venezuela), o fenômeno consiste em relâmpagos de nuvem entre nuvem que forma arcos voltaicos com mais de cinco quilômetros de altura durante 150 dias do ano, 10 horas por noite, 280 vezes por hora.Essa tempestade quase permanente ocorre sobre os banhados entre o rio e o lago e é considerada o maior gerador de ozônio do planeta, julgando pela intensidade e grande freqüência das descargas. A área sofre aproximadamente 1.176.000 descargas elétricas por ano, com uma intensidade de até 400 mil amperes, visíveis a 400 km de distância. Esta é a razão pela qual a tempestade é conhecida como o “Farol Maracaibo”, pois sua luz é usada há eras por embarcações.
A colisão com os ventos provenientes dos Andes causa as tempestades e os relâmpagos, que são o resultado de descargas elétricas através de gases ionizados (metano), criado pela decomposição de matéria orgânica nos banhados. Como o metano é mais leve do que o ar ele sobe até as nuvens, alimentando as tempestades. Alguns ambientalistas locais esperam colocar a área sobre proteção da UNESCO, por ser um fenômeno excepcional e grande fonte regeneradora do ozônio.


A chuva de peixes de Honduras
A chuva de peixes é comum no folclore de Honduras. Ela ocorre em Yoro entre maio e julho. Testemunhas deste fenômeno dizem que começa com uma nuvem escura no céu seguida por relâmpagos, trovões, fortes ventos e chuva durante duas ou três horas. Quando a chuva para, centenas de peixes vivos são encontrados no chão. As pessoas levam os peixes para casa para consumi-los. Desde 1998 um festival conhecido como “Festival de la Lluvia de Peces” (Festival da Chuva de Peixes) é celebrado todo ano na cidade de Yoro, departamento de Yoro, em Honduras.Em 1970 uma equipe da National Geographic foi estudar o caso e descobriu que os peixes são aproximadamente do mesmo tamanho (15cm) e são completamente cegos.A equipe identificou a espécie mas não conseguiu encontrar nenhum exemplar nos lagos e rios das redondezas.
A teoria é que esses peixes são de rios subterrâneos e nunca foram expostos a luz e, por isso, são cegos.


Cabras escaladoras de árvores do Marrocos
Os caprinos escaladores de árvores são encontrados, em sua maioria, no Marrocos. As cabras as escalam por causa da fruta da árvore argânia (Argania spinosa), similar a uma oliveira. Os agricultores seguem os rebanhos de cabras à medida que passam de árvore em árvore, não porque acham engraçado ficar apontando e olhando cabras encima das árvores, mas porque dentro da fruta há uma noz que as cabras não conseguem digerir e por isso são cuspidas ou excretadas. As nozes são utilizadas para fazer óleo de argânia usado em cosméticos e na culinária. Esta noz tem sido coletada pelo povo local há centenas de anos, mas como muitas coisas úteis da natureza estes dias, as árvores estão desaparecendo gradativamente.


A chuva (extraterrestre?) vermelha de Kerala
Entre 27 de julho e 23 de setembro de 2001 esporadicamente caiu, no estado de Kerala, ao sul da Índia, uma chuva vermelha. Pesadas torrentes ocorreram nas quais a chuva tinha cor vermelha, manchando roupas com uma aparência similar à do sangue. Chuvas amarelas, verdes e vermelhas também foram registradas.
Inicialmente suspeitava-se que a chuva teria sido colorida por um meteoro hipotético que teria queimado na atmosfera, mas um estudo realizado pelo governo da Índia descobriu que a chuva tinha sido colorida por esporos aereos, carregados pelo vento, de um tipo local e prolífero de alga terrestre.
No início de 2006 a chuva colorida de Kerala ganhou atenção mundial depois de que a mídia levantou a conjectura de que a cor teria vindo de células extraterrenas. Essa hipótese foi proposta por Godfrey Louis e Santhosh Kumar da Universidade Mahatma Gandhi, em Kottayam. A origem terrestre do material sólido foi confirmada por uma investigação baseada nas taxas de isótopos de nitrogênio e carbono.


A onda mais longa do planeta, a Pororoca
foto Clément Gargoullaud / Media Venture

Duas vezes ao ano, entre fevereiro e março, as águas do Oceano Atlântico invadem o rio Amazonas gerando a onda mais longa do mundo. O fenômeno conhecido como Pororoca é causado pelas marés oceânicas que encontram a desembocadura do rio. Essa maré gera ondas de até 3,5m de altura que duram por mais de 30 minutos. O nome “Pororoca” tem origem na língua Tupi que significa “grande barulho destrutivo”. A onda pode ser ouvida por 30 minutos antes de sua chegada e é tão poderosa que carrega tudo: árvores, moradias locais e todo o tipo de animais.
A onda tem sido popular com os surfistas. Desde 1999 há um campeonato anual em São Domingos do Capim. Porém, surfar na Pororoca é extremamente perigoso, pois a água contém uma grande quantidade de destroços arrancados das margens do rio (comumente árvores inteiras).No livro Guiness dos Recordes consta o recorde para um paranaense: RECORDE DE DISTÂNCIA DE SURFE EM POROROCA - O recorde de maior distância percorrida surfando numa onda de pororoca é de 10,1km e foi estabelecido por Sérgio Laus (Brasil), surfando na pororoca do rio Araguari, Amapá, Brasil, continuamente por 33min 15s, em 24 de junho de 2005. É o sonho de todo surfista: pegar uma onda que quase nunca acaba.



O Sol Negro da Dinamarca
Durante a primavera na Dinamarca, à aproximadamente meia hora antes do pôr do sol, um bando de mais de um milhão de estorninhos malhados (Sturnus vulgaris) se unem vindas de todos os cantos para se encontrar em uma incrível formação. Este fenômeno é chamado de Sol Negro (na Dinamarca), e pode ser testemunhado no início da primavera através dos banhados do oeste daquele país, de março até a metade de abril. Os estorninhos migram, vindas do sul, e passam o dia nos prados, coletando comida e dormindo na vegetação do banhado durante a noite.


O Arco Íris de Fogo
Não é um arco-íris de verdade, mas é um efeito semelhante, chamado de “arco circunhorizontal”, causado pela difração dos raios de sol nos cristais de gelo que formam uma nuvem tipo cirrus, o que ocorre sob condições especiais de posição entre o sol e das nuvens.
O fenômeno ocorre quando o sol está no alto do céu (mais alto do que 58º sobre o horizonte), e a luz passa através de uma nuvem diáfana tipo cirrus de grande altitude feita com cristais hexagonais. A Luz entra pela face vertical e é refratada, como em um prisma, e separada no conjunto das cores visíveis. Quando a face dos cristais está perfeitamente alinhada em paralelo com o solo o resultado é um espectro brilhante de cores que se parecem com um arco-íris.
A imagem acima da Nationa Geographic mostra uma nuvem de centenas de quilômetros quadrados ao norte de Idaho (EUA) em 3 de junho de 2006.

Fonte: Oddee & Fórum Outer Space

{ 20 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Ana disse...

qtas coisas interessantes!!!!
bjsss

Liipee disse...

gostei..
muitas coisas interessantes, mas gostei mais das tempestades de raios..
deve ser lindo, visto de perto.
abrá.
:*

Angela Natel disse...

Inacreditável! As fotos do arco-íris de fogo são lindas, e das cabras na árvore para mim são inéditas!

Malu disse...

Nuss!O.O
lindo seu blog
mto bom!*-*
Parabéns
se puder visite:
www.dbuksondteibou.blogspot.com
ta ainda no começo mais eu xego lah (y'
Bjo flor
;*

• cerejinha

Vivica disse...

Vários fenômenos que não conhecia. Fiquei impressionada com a tempestade de Maracaibo!Que loucura.

Beijos

http://damasdevermelho.blogspot.com/

Rosangela A. Santos disse...

Muita coisa pra lá de interessante ... que nem me passava pela cabeça .. tempestade contante de raios, chuva vermelha e cabritos escaladores .. srsrs achei bem engraçado .. se vice iria achar que foi alguem .. que fez por maldade .. kkkkkkkkk


Abç.

Rogerio Lima disse...

Putz, fiquei abismado com o primeiro fenômeno de Relâmpagos na Venezuela, adoro ficar sabendo dessas atrações da natureza!!! Show

Alexandre disse...

Caramba!!!
Ô mundo louco!

Cara, que interessante seu blog!
Visitarei mais.

Muito bom!
Bjão, Miriã!

Fica a vontade no meu tb:

http://criticodostempos.blogspot.com/

João Cappello disse...

o mais interessante é o do arco-íris. já o mais curioso é o caso das cabras. ótimo post!

Rodox disse...

Seria um extase estar dentro daquele avião em pleno arco-iris será q dava pra ver o pote de ouro?

Johnny disse...

CARAMBA! quanta coisa bizarra..
e o sol negro é lindo!

Alcione Torres disse...

Cada coisa louca!

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

Diego Janjão disse...

Os raios são tão lindos quanto perigosos,lembro que qdo chovia,sempre ficava na janela para ver os raios...

Vistem: JaNjÃo ComicS

Inez disse...

Muito interessante seu blog, gostei do post, muitas dessas curiosidades eu nem imaginava que existiam.
A chuva de raios deve ser linda.

TRΛИSĞRЄSSIVΛS disse...

vcx é otima!
fala super bem
fikei feliz em vim aki1
voltarei!
bjos

TRΛИSĞRЄSSIVΛS disse...

adoro

a chuva de raios is beautifulllll!

amey!

Thiago disse...

adooooorei o blog! muitas curiosidades bacanas! tá de parabéns =D

Uriel Gonçalves disse...

convenhamos a natureza é linda né?
mas extremamente estranha tbm...


pqe a cabra subiu na arvore?
pra comer argania!
shuahsuahusahushuashu

BlacK SnaKe disse...

nossa!! fiquei apaixonado por esse post!! incrivel!!! mto interessante msm!!!! vo virar um seguidor sem duvida!

Leiliane Lopes disse...

Quanta curiosidade em um post só!!!!

Eu não sabia nada disso... será que alguuma coisa assim aqui em SP???

Dta

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri