Sorvetes

Bacalhau com sorvete de cebola...

A história do sorvete é cheia de curiosidades. Pesquisas mostram que ele foi inventado há cerca de 3 mil anos pelos chineses! No início, o "sorvete" era feito com neve, suco de fruta e mel.

Outras pesquisas apontam o líder Alexandre, o Grande como o introdutor do sorvete na Europa e a sua "receitinha" era um pouco diferente da usada pelos chineses: uma mistura de salada de frutas embebida em mel e resfriada em potes de barro guardados na neve.


Mas foi em 1292 que o sorvete começou a tomar a forma daquele que conhecemos hoje, quando o famoso viajante italiano Marcopolo voltou ao seu País de uma viagem à China cheio de "novidades": o arroz, o macarrão e o sorvete feito com leite!


A partir daí, o sorvete começou a ser muito consumido em toda a Itália e até hoje o sorvete italiano é reconhecido como um dos melhores do mundo. Por lá, em qualquer lugar pode-se encontrar uma gelateria, ou seja, uma sorveteria. Em italiano, sorvete se fala gelato.
Na Itália, o consumo do sorvete espalhou-se por toda a Europa, até que os ingleses o levaram para os Estados Unidos. Lá, a história dos sorvetes ganhou importantes capítulos...

Nos EUA, país que mais faz e mais consome sorvetes no mundo, dois fatos importantes ocorreram para tornar este alimento ainda mais popular: em 1851, Jacob Fussel abre a primeira fábrica de sorvetes do mundo! Pela primeira vez, os ice creams são produzidos em muita quantidade.

O segundo fato que mudou a história do sorvete foi a invenção da refrigeração mecânica, ou seja, das geladeira. Ainda bem, porque se não fosse essa grande invenção, pessoas que moram em lugares quentes, como os brasileiros, teriam que viajar para longe se quisessem apreciar um sorvetinho!
sorvete de trigo!!!

Pouco se sabe sobre a verdadeira origem deste rico alimento, porém;

- 1110 a.C. - Os chineses descobriram uma maneira de conservar o gelo natural do inverno, para uso durante o verão. Construindo espessas caixas de gelo, com blocos formados no inverno, tudo o que era guardado em seu interior era mantido em baixa temperatura durante meses.
- 1640 d.C. - O Rei da Inglaterra, Charles I, pagou para que o seu chefe de cozinha francês, DeMiro, criasse um "creme gelado", e essa receita deveria ser mantida em segredo. Em 1649, DeMiro vendeu a receita secreta para um grupo de nobres ingleses. Porém, por causa da dificuldade de se produzir "creme gelado" e a quantidade de gelo limitada pelo clima, sorvetes ainda eram fonte de prazer para poucos.i
- 1943 d.C. - Nancy Johnson inventou um freezer a manivela (seu design é até hoje utilizado). Sua invenção simplificou o processo de fabricação de sorvetes. A partir deste momento, qualquer um poderia se aventurar na fabricação desta delicia gelada.

Existem vários tipo de sorvete: de creme,de frutas... e no Japão os mais estranhos possíveis: de sal, de camarão,de lula,de cacto, de cobra, espinafre,seda,de baleia,de alho, alface...de atum, beringela... de bife!!!
sorvete de caranguejo!!!


sorvete de cobra!


...de lesma!!!

...de asas de frango...

...sorvete de pimenta...

...de bacon...

de risoto com queijo...

Luxo puro:


A franquia americana Bruster's® Real Ice Cream™, ,que tem mais de 260 lojas em 18 estados, apresentou ao mundo o primeiro sorvete jóia, representando a qualidade dos produtos e excelência de seus serviços. O sorvetão apresentado no JCK Las Vegas Show, foi desenvolvido pela Lazare Kaplan International Inc., numa riquíssima composição de ouro branco e amarelo e muitos diamantes. A preciosidade esta à venda pela quantia de US$ 1 milhão!

Qual você gostou?

{ 4 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Liipee disse...

NOSSA
água na boca..
qual eu gostei?
todos menos os exóticos.
pela amor, carangueijo?
dá não!
:D

faz tempo que não tomo..:(

Angela Natel disse...

Incrível como não fazemos nem idéia da história por trás de cada sabor, não é? Muito legal! Dá até água na boca.

Hitomi disse...

Sorvete de LESMA?
Claro que não, aquilo é um tipo de batata do Japão!

E a de Cobra, é na verdade de uma espécie de peixe, não uma cobra!

Anônimo disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Dioscorea_opposita

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri