Esperanto: idioma global?

Esperanto é uma língua neutra internacional, criada para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro.



O Esperanto é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio.



Há evidências que o Esperanto auxilia no aprendizado dos demais idiomas.

Devido a minha ignorância, achava que o Esperanto estivesse ligado ao Espiritismo, pois sempre observei a valorização desse idioma pelos espiritas. Na verdade, eles apenas usam uma língua neutra como uma segunda língua.

A religião católica transmite programas de radio em Esperanto através da Rádio do Vaticano. (ver: http://www.oecumene.radiovaticana.org/esp/index.asp).

Eis algumas associações religiosas que usam o Esperanto:
Bahaismo (Bahaa esperanto-Ligo): www.bahai.de/bahaaeligo
Budismo (Budhana Ligo Esperantista):esperanto.us/budhana.html
Evangélicos (Kristana Esperantista Ligo Internacia): www.chez.com/keli
Hilelismo (HilelistaEsperanto-Komunumo): www.geocities.com/hilelista_komunumo
Islamismo (Universala IslamaEsperanto-Asocio)
Catolicismo (Internacia Katolika Unuigho Esperantista): www.ikue.org
Quakers (KvakeraEsperanto-Societo): www.kveker.org/esperanto.htm
OOmoto(Esperanto-Populariga Asocio): www.epa.jp
Cristianismo Ortodoxo (Tutmonda Ortodoksa Ligo Esperantista).

Em 1887, o judeu-polaco Lazarus Ludwig Zamenhof criou a língua a partir de dezenas de línguas, sendo um poliglota. Cerca de 70% da gramática do esperanto é baseada no latim e o alfabeto empregado é o latino, pois, em seus estudos, Zamenhof constatou que a maioria das línguas existentes no mundo emprega esse alfabeto.

O lema do movimento esperantista, cunhado por Zamenhof, é: "Para cada povo, a sua língua; para todos os povos, o esperanto."

Uma curiosidade: como Zamenhof era judeu e polaco, motivo de dupla discriminação, ele lançou o livro sob o pseudônimo "Doktoro Esperanto", que significa "Doutor Esperançoso". Assim sendo, o livro e, conseqüentemente, a língua, foram bem aceitos pelo público, cuja grande maioria não sabia das origens do autor.

O Esperanto era apoiado por Albert Einstein.

De Mahatma Gandhi:“Sou favorável a um calendário unificado, da mesma forma que advogo um só valor monetário para todos os países e uma língua auxiliar mundial, como é o Esperanto, para todos os povos.”

A ONU já teria votado o Esperanto como língua oficial há muito tempo se não fosse o veto norte americano.
Na Hungria, é a segunda língua.
Na Itália acabaram de passar uma lei incentivando o ensino do Esperanto nas escolas.
Na China, há diversas universidades onde é obrigatório o uso do Esperanto.
No Brasil há umas cinco, por enquanto.
Atualmente o Esperanto é falado por cerca de 3 milhões de pessoas em todo o mundo.

A UNESCO já recomendou o Esperanto em duas resoluções como uma língua fácil e lógica, que ajudaria na comunicação entre os povos.

A União Européia está prestes a votar o Esperanto como língua de trabalho, já que cada país da comunidade fala uma língua diferente.

A ONU gasta milhões de dólares por mês com traduções; o equivalente ao preço de uma vacina para a África por palavra... um estudante dedicado pode adquirir grande capacidade de comunicação em Esperanto em um período tão curto quanto três a seis meses, a um custo realmente irrisório, ou mesmo totalmente de graça.

Uma crítica comum é que o Esperanto é eurocêntrico, o que seria inadequado para uma língua que se pretende internacional. Porém, embora seus radicais tenham sido obtidos principalmente da Europa, sua sintaxe é considerada muito fácil de aprender pelos povos asiáticos. Na prática o Esperanto é a língua de mais fácil aprendizado do mundo, para qualquer povo.

Os Europeus tem resistência natural ao inglês e terão prazer em o deixar de lado, assim que for possível, ainda mais com muitos vendo o inglês como "língua do imperialismo".

Bem, o esperanto está aí há mais de um século.
Creio que a tendência agora é só crescer...



Preste atenção nas frases e respectivas traduções:

Quando meu avô foi à feira, trouxe legumes.
Kiam mia avo iris al vendejo (ou "foirejo" ou ainda "bazaro"), li kunportis legomojn.

Hoje é o dia, eu quase posso tocar o silêncio.
Hodiaux estas la tago, mi preskaux povas tusxi la silenton.

{ 29 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Tony Prado disse...

O Esperanto é uma língua bem interessante e uma alternativa para a comunicação humana. Entretanto, eu acredito que ela não vá alcançar, pelo menos tão cedo, o patamar de língua universal, segunda língua de todos os países do mundo, esse tipo de coisa. Um abraço e feliz 2009!

Anônimo disse...

O latim, língua em que o esperanto é baseado, é muito interessante, como deve ser o idiom em questão... tenho vontade de aprender coisas assim...
-----------------------------------
www.rafael.iglesias.zip.net
-----------------------------------
Último post:
Feliz Ano Novo!
-----------------------------------

A'ZaF disse...

antes de mais nada esse template lembra quando comecei meu blog *_* foi ele que eu usei :x

agora sobre o esperanto parece bem interessante para aprender, ainda mais por ter base do latim...mas é meio difícil compreender ali nas frases :x

eu tenho vontade de aprender mandarim e latim, duas linguas que me atraem

FELIZ 2009

http://paranoiaelucidez.blogspot.com/

Anônimo disse...

Infelizmente mal falamos o português. Quando aprendermos perfeitamente a nossa língua, creio que será mais fácil oferecer condições para o ensino das outras línguas. Eu só não compreendi o motivo de você associar o Esperanto ao Espiritismo.

Um abraço.

SBIE disse...

OIIi, eu tentei aprender esperanto,
todavia eu nao continuei os estudos.
Não sei, mas queria apender de novo, acho interessante você postar aqui sobre esses assuntos... imaginem o povo inteiro falando só uma língua sem ter imposição ideológica!!

Imagine all the people...(John Lennon)

Até viajei agora, mas imagine! rss

SBIE disse...

Ainda mais fácil e prático como o esperanto

http://INDICOESSE.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá!

Esperanto é bem interessante... não sabia quem era o criador da língua... seria legal aprender esperanto...ainda mais pra mim que gosto de línguas diferentes.

Gostei da forma como vc escreve.
Parabéns pele Blog que estão muito bom e tem um layout muito bonito!

Flávio Endo da Equipe RodaNews
http://roda-news.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu adoro idiomas, o francês e o inglês principalmente, mas nunca tinha pensado em aprender esperanto... Não sabia da sua importância na atualidade... gostei da dica!

Gostei do blog!!!
Bjss e feliz ano novo!

grupo gauche disse...

muito interessante o tema do post! foi bacana aprender um pouco mais sobre isso. um abraço e feliz 2009

Mikaella disse...

Eu sabia pouco sobre o Esperanto. Gostei do post.
Bom ano, beijos.

OS BONS TRICOLORES disse...

Já tinha ouvido falar do Esperanto.

Mas sempre tive algumas dúvidas. Seria umá língua universal? E o grau de dificudade no aprendizado, qual é?

Anônimo disse...

interessante!

Daniela Souza disse...

Falando em línguas, isso me fez lembrar das novas regras da gramática brasileira :|
O blog tá ótimoo
Bejooos

www.secrets-specials.blogspot.com

Anônimo disse...

Interessante a postagem, não sabia que era tida como língua auxiliar.

Suzy disse...

Adorei! Tamanha minha ignorãncia hehehe, não sabi que existia esse idioma=/ Muito legal! Fiquei curiosa de aprender ele agora;))

Beijos
http://suzymacedo.blogspot.com/

vitor Marques disse...

acho ate que uso esperanto no meu dia a dia
xd

Palhacada Hein disse...

Gostei pacas do seu blog.
iuashiuhasiuhais

To te seguindo agora viuh.
Vlew pelos coments que deixou no meu.

Bjao

Anônimo disse...

É um blog bem legal, vários assuntos. Gostei!
rsrsrs

Olha, eu tb tenho um blog, dá uma passa por lá: www.penseiescrevi.blogspot.com

Anônimo disse...

Ahhh, eu tb pensava que esperando era totalmente ligado à espiritualidade... rsrsrs

Anônimo disse...

Agora com o Obama no poder é bem capaz que a língua seja aprovada e a gente vai ficar sabendo o que o mundo todo é capaz de fazer falando a mesma língua...

www.robertosoares.com

Juliano Jacob disse...

"A ONU já teria votado o Esperanto como língua oficial há muito tempo se não fosse o veto norte americano". Vou abrir mão do meu dieito de comentar...

Heitor Nogueira disse...

Antes Esperanto do que o Inglês!
O inglês só faz atestar a hegemonia das super-potências impotentes[olha a crise aew!]
Run...fui!Sim e sobre a Literatura de Cordel vc pode encontrar em sites como: http://www.estantevirtual.com.br/
fui1 xD

Unknown disse...

ai sei la... eu acho tao estranha :D

é que eu sou meio fresco com essas coisas.. hehe

vlw pelo comentario la no meu blog :)
www.blig.ig.com.br/correiopop

Inspirações disse...

Feliz ano novo! Que seus sonhos sejam uma realidade em 2009. Que, acima de tudo, você alcance paz, compreensão, amizade e amor.

Saiba que você tem um novo amigo que estará acompanhando o seu blog. Não deixe de acompanhar o meu também... (inspiracoesmatinais.blogspot.com)

Ferrockxia disse...

ops brigada pela visita no exoticlic
um ótimo 2009 pra vc se lhe interessar acompanha aquele treco cor de rosa ambulante rsrsrsrs
já sou sua seguidora ;D

Say disse...

Nunca pensei que o esperando fosse tão popular assim. Apesar que hoje em dia já tem o inglês, que também é falada em praticamente todos os lugares.

Unknown disse...

Olá amigos (Saluton!)
Para as pessoas interessadas em aprender Esperanto, e melhor, inteiramente gratuito, informo que no dia 14.03.2009 iniciar-se-á o Curso Básico de Esperanto no ABC, endereço: Rua Humberto de Campos, 117 ( Bairro Ferrazópolis SBC SP)
Os interessados deverão enviar e-mail para edilsom-sass@hotmail.com e fornecer e-mail e telefone para matricular-se...Abraço a todos...Edilsom Sass

O Autor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Autor disse...

Quem quiser aprender esperanto em casa, facil e de graça, é só acessar esse site:

www.lernu.net

La tem varios cursos com audio de esperanto, do nivel basico ao avançado. Ele é mantido por uma das ligas oficiais de esperanto, mas não lembro qual.

se tiverem um tempinho, para descontrair, entrem no meu blog :D
tuxrafa.blogspot.com

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri