CIÚME


Ciúme é normal em qualquer ser humano. Todo mundo tem um certo cuidado com o que gosta. Uma pequena dose de ciúme até mostra que nos importamos com a pessoa. Diferente disso é o Ciúme Patológico, que é o ciúme possessivo, que não tem limites, que trava o movimento do parceiro,que inferniza a vida...

"O ciúme lançou sua flecha negra
e feriu marcando fundo na garganta..."

Muitas vezes a pessoa não percebe que está doente, acreditando que o que sente é só amor e cuidado. No ciúme as dúvidas podem se transformar em delírios.
O(a) ciumento(a) verifica se a pessoa está onde e com quem disse que estaria, abre correspondências, ouve telefonemas, examina bolsos, bolsas, carteiras, recibos, roupas íntimas, segue o companheiro(a), contrata detetives particulares, etc. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, além de ridícula, não ameniza o mal estar da dúvida.

Entre absurdos e ridículos, há o caso de uma mulher portadora de Ciúme Patológico que marcava o pênis do marido assinando-o no início do dia com uma caneta e verificava a marca desse sinal no final do dia (Wright, 1994).
Mais absurda ainda é a história de outro paciente, com ciúme obsessivo, que chegava a examinar as fezes da namorada, procurando possíveis restos de bilhetes engolidos (Torres, 1999).

Os ciumentos patológicos ou doentes sentem emoções como a ansiedade, depressão, raiva, vergonha, insegurança, humilhação, perplexidade, culpa, aumento do desejo sexual e desejo de vingança. Pessoas com pouco amor próprio sentem insegurança e finalmente o ciúme.
O ciúme é, em última análise, um SINAL DE ALERTA! É uma "luz vermelha" que se acende no painel da vida, indicando que algo está falhando. Quanto mais intenso e menos controlável maior o problema.

"O ciúme é o pior dos monstros criados pela imaginação."(Calderón de la Barca)

"O ciúme, o receio de deixar, o medo de ser deixado são as dores inseparáveis do declínio do amor." (François de La Rochefoucauld)

"As mulheres não gostam do ciúme do homem que não amam, porém lhes desagrada bastante que o homem amado não demonstre algum ciúme."(Ninon de Lenclos)

"Dizeis ser possível sentir ciúmes sem ter jamais amado? Sim, é possível, pois existem ciúmes de tão ruim origem que são como abortados filhos do mais cruel rancor." (Calderón de la Barca)

"O ciúme traduz o sentimento de propriedade, ao passo que a inveja mostra o instinto de roubo." (Autor desconhecido)

"Que vida de inferno é a vida do ciumento! Antes não amar do que amar desse modo." (Paolo Mantegazza)

"Para certas mulheres altivas e donas de si, o ciúme do homem amado pode se apresentar como maneira especial de mostrar o valor que essas mulheres possuem." (Stendhal) "

De todas as enfermidades que acometem o espírito, o ciúme é aquela a qual tudo serve de alimento e nada serve de remédio." (Michel de Montaigne)

"O ciúme é uma das enfermidades psicológicas mais congênitas. Quando se nasce com ela, a cura é difícil. Ela envenena as alegrias mais gratas da vida, derrama fel em cada gota de água, em cada bocado de pão." (Paolo Mantegazza)

"Os ciumentos não precisam de motivo para ter ciúme. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e de si mesmo nasce." (William Shakespeare)

"As mulheres não bonitas estão sempre ciumentas dos seus maridos; as bonitas nunca! Não têm tempo. Estão sempre ocupadas com o ciúme em relação aos maridos das outras mulheres." (Oscar Wilde)

"O ciúme é mistura explosiva de amor, ódio, avareza e orgulho." (Alfonso Karr)

"As palavras ditas sem reflexão, inspiradas pela cólera, não deitam raízes em parte alguma; porém quando sugeridas pelo ciúme alastram-se quais plantas parasitas, crescem e deitam ramagem sobre a árvore que é o coração, ensombrecendo-o." (Friedrich de Schiller)

"Nenhum estado de ânimo desgoverna tanto o viver do homem quanto o ciúme, posto ser ele flecha envenenada que se crava, simultaneamente, no coração do amante e no orgulho do homem." (Jean-Baptiste Massillon)

Pedro, o Grande, o primeiro Czar da Rússia, quando descobriu que estava sendo traído pela esposa mandou decapita-la juntamente com o amante... como se não bastasse, mandou colocar as cabeças dos dois em jarros transparentes com álcool e colocou as garrafas ao lado da sua cama, para “decorar o seu quarto”.

Ciúme é possessão? Doença? Ou um sentimento comum? O que você pensa a respeito?

{ 7 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Mateus Vero disse...

pra todas as idadis?????? eu cabei de cer alfabeltisado, tenhu 7 anus e naum entendi nada.

Anônimo disse...

Entre absurdos e ridículos, há o caso de uma mulher portadora de Ciúme Patológico que marcava o pênis do marido assinando-o no início do dia com uma caneta e verificava a marca desse sinal no final do dia
-nao rolava um aguinha...cruzes


Pedro, o Grande, o primeiro Czar da Rússia, quando descobriu que estava sendo traído pela esposa mandou decapita-la juntamente com o amante... como se não bastasse, mandou colocar as cabeças dos dois em jarros transparentes com álcool e colocou as garrafas ao lado da sua cama, para “decorar o seu quarto”.
sou engatado neste russo

miria: bom acho que temos que desvincular sexo de amor. eu nao consigo mas é o que temos. o risco de ser guampudo é complicado. fica dificil saber o sentimento de cada um em cada situaçao. fica complexo demais...falar de ciume é tao complexo como falar de amor...nao sou ciumento eu acho...

Mateus Vero disse...

Pronto, agora eu li.

Então, interessante as citações dos casos. Tá parecendo um abstract o começo, mas os casos escolhidos foram... hum... ilustrativos? Já as frases literárias, parei de ler na metade.

Pádua disse...

Sei lá, eu sou ciumento, é chato até, mas é legal ser ciumento.

Evandrob2k disse...

Nao acho muito comun meu ciume mais tudo bem neh fase o que jah que ele disse entao tah bem!
xau
http://evandrob2k.wordpress.com/

Riot disse...

Eu acredito que existem várias formas de se ter ciúmes. È claro que tudo com isagero estraga qualquer coisa.
Só não pode passar dos limites.

Taís Matos disse...

Creio que sentir ciúmes é normal, é algo inato ao ser humano... Porém, em excesso (como tudo) é ruim...

Em uma relação, é inevitável sentir uma fisgadinha de ciúmes quando seu bem é cobiçado por alguém. Faz parte. Mas como foi dito no comentário acima, só não pode passar dos limites.

Eu li uma reportagem um dia desses dizendo que Angelina Jolie é super neurótica, que fuça e remexe todas as coisas do Brad Pitt, e-mail, celular etc... Quem diria? Uma das mulheres mais belas do mundo...

Beijos! ;)

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri