Madre Tereza

Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo.
Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo.
Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco, as pessoas podem engana-lo.Seja honesto assim mesmo.
O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra. Construa assim mesmo.
Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja. Seja feliz assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo.
Veja que no fim das contas é entre você e Deus.
Nunca foi entre você e as outras pessoas.
***
"Ontem foi embora. Amanhã ainda não veio. Temos somente hoje, comecemos."

"Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz."

"Nunca compreenderemos o quanto um simples sorriso pode fazer."

Madre Tereza de Calcutá
Ganxhe Bojaxhiu nasceu em 26 de agosto de 1910, na cidede Skopie, capital da Macedônia, em uma família católica, sua mãe, Drana, era uma pessoa de intensa religiosidade. Aos 12 anos Ganxhe despertou para sua vocação religiosa.
Seu pai lutava contra os contra os conflitos étnicos, e sua paixão política o levou a própria morte no ano de 1919. Após a sua morte muitos problema ocorreram com a família de Ganxhe, problemas com sócio da família, fez com que a mãe de Ganxhe assumisse os gastos da família.
A família vivia próxima a paróquia do Sagrado Coração e logo a mãe de Ganxhe percebeu seu gosto pelos ofícios religiosos, logo o pároco Frnajo Jambrekovic, incentivou Ganxhe a leitura de histórias missionárias.
"Não Tinha completado ainda 12 anos, quando senti o desejo de ser missionária", contou mais tarde Madre Teresa.
Ainda criança, Ganxhe entrou para a congregação Mariana das Filhas de Maria, e ajudava os pobres em sua própria casa.
Em 1929, após 37 dias de viagem pelo mar, Ganxhe chega em Begala, depopis viajou a Calcutè e finalmente chegou em Dajeerling, onde no seminário da Ordem estudou e em 24 de maio de 1931, escolheu o nome deTeresa, inspirada por TeresaAvila.
"Querida mamãe, gostaria muito de estar contigo, Age e Lázaro, mas devo dizer que tua pequena Ganxhe é feliz... Esta é uma vida nova. Sou professora e gosto do trabalho. Todos aqui nos amamos muito", escreveu a sua mãe Drana, a quem nunca mais voltou a ver desde que se mudou de Skope, em 1928.
Começou a se dedicar a um grupo de irmãs indianas de Bengala, que seguiam as regras jesuíticas, eram as Filhas de Santa Ana, elas inspiraram Teresa em seu projeto de vida missionária...
O momento crucial para a sua vida que a convertia em Madre Teresa de Calcutá, deu-se de improviso. Ela mesma nos conta: "Ocorreu em 10 de setembro de 1946, durante a viagem de trem que me levava ao convento de Darjeeling para fazer os exercícios espirituais. Enquanto rezava em silêncio a nosso Senhor, adverti um chamado dentro do chamado. A mensagem era muito clara: devia deixar o convento de Loreto (em Calcutá) e entregar-me ao serviço dos pobres, vivendo entre eles". Logo iniciou sua vida como:Madre Teresa de Calcutá.
Recebeu a permissão da Santa Sede para levar os moribundos das ruas para um lar onde eles pudessem morrer em paz e dignidade, também abriu um orfanato. Em 1950 fundou uma congregação religiosa, e as irmãs de caridade são mais de 4.000, espalhadas por 95 países, e todas as nações permitiram seus trabalhos.

O Papa João Paulo II confiou às religiosas deMadre Teresaa casa "Dom de Maria" aberta no Vaticano, ao lado do Palácio do Santo Ofício, para assistir aos mais pobres e aos moribundos da Itália. Em 1979Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho.
Ela faleceu na Sexta-feira 5 de setembro de 1997 vítima de uma parada cardíaca. Milhares de pessoas de todo o mundo se congregaram formando várias filas na Igreja de Santo Tomás para despedir-se...
***
Uma das mulheres mais admiradas, inclusive por mim, não tinha medo de expor suas opiniões, indo muitas vezes na contramão da Igreja Católica Romana:
“Podemos nos tornar um Hindu melhor, um Muçulmano melhor, um Católico melhor” (Madre Tereza deCalcutá, Her People and Her Work, by Desmond Doig)...

...acreditava (e ensinava) que todos os homens são filhos de Deus. Uma de suas mais célebres frases é esta, quando se referia a todos os portadores da AIDS: "São filhos de Deus e foram criados para coisas maiores". (The Christian News, Jan. 13, 1986, p. 10).

Em um discurso nas Nações Unidas, em outubro de 1985, ela afirmou: "Nós nos reunimos para agradecer a Deus pelos 40 anosde belo trabalho das Nações Unidas pelo bem das pessoas. Nenhuma cor, nenhuma religião deve nos separar, somos todos filhos de Deus".

"Quando se comete um aborto, destruindo uma criança que ainda não nasceu, estamos destruindo Deus." (Christian News, Nov. 11, 1985, p. 17). Nada mais de acordo com os ensinamentos do Movimento Nova Era (New Age Movement) o qual afirma que: "Tudo é Deus, o universo é Deus, o homem é Deus", ensino emprestado do Hinduísmo: "Atman é Brahman"

Uma vez, referindo-se às atividade de sua congregação na América Latina, MadreTeresa contava que “minhas freiras, dada a escassez de sacerdotes, pregam, dirigem a oração, dão a comunhão. A única coisa que não fazem é dizer a missa. Inclusive confessam se bem que não podem dar a absolvição”.

"Quando encontramos Deus face a face e O recebemos em nossa vida, seremos melhores hindus, melhores católicos, melhores o que quer que sejamos, pois devemos aceitar a Deus da forma como Ele existe em nossa imaginação”." (D. Doig, MutterTeresa , p. 156.)

"devemos aceitar a Deus da forma como Ele existe em nossa imaginação”


Ela não era uma simples religiosa, era uma humanista extrapolando o limite da Igreja Católica e transformando-se num símbolo universal... completamente racional e ecumênica...

{ 1 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Simplesmente Sônia Maria disse...

Linda postagem. Madre Tereza foi o que de melhor vimos ,conhecemos admiramos na expressão do Cristianismo.
Obrigada , Sônia

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri