Cleópatra (o nome Cleópatra é grego e significa "Glória do pai”) nasceu em Alexandria no ano 69 a.C. e subiu ao trono do Egipto em 51 a.C.. Embora Cleópatra fosse rainha do Egito, não corria nas suas veias uma só gota de sangue egípcio. Era grega da Macedonia; sua capital egípcia, Alexandria, era uma cidade grega, e o idioma da sua corte era o grego.
Foi a última rainha da Dinastia Lágida, filha de Ptolomeu XII, general macedônio de Alexandre, o Grande, que depois da morte deste se fizera rei do Egito.
A rainha do Egito que seduziu os generais romanos Júlio César e Marco Antônio, foi representada no cinema como uma mulher de extrema beleza. Verdade? Provavelmente não.
A última monarca da dinastia ptolomaica tinha um longo nariz, em forma de bico de gavião, e não media mais do que 1,5 m de altura... "muito dessa imagem de mulher linda e sensual não passa de um mito", diz Susan Walker,historiadora.
O que ela tinha, era cérebro, e usava.
O historiador grego Plutarco diz a data de nascimento de Cleópatra. No obra "Vida de Antonio" ele conta que a rainha do Egito havia morrido aos 39 anos. Sabendo-se que se suicidou em 12 de agosto do ano de 30 a.C., então ela nasceu no ano 69 a.C. Segundo Plutarco, Cleópatra dominava o arameu, o hebreu, o árabe, o etíope, o latim, etc., num total de 9 línguas, era uma negociadora astuta e, ao que parece, uma estrategista militar de primeira ordem. Sua primorosa educação, lhe proporcionaria a bagagem intelectual para, tempo depois, pudesse manipular personagens importantes da sua época com o único objetivo de manter o Egito como um estado independente.
Ela era ambiciosa, determinada e inteligente... Seus cabelos eram avermelhados, a ilustração acima não mostra a rainha utilizando-se de jóias. De natureza generosa, orgulhosa e ousada, ela se indignou quando o jugo de Roma pesou sobre aquele país cuja civilização era tão mais antiga e refinada. Acalentou o sonho e a a ambição de livrar seu povo da tirania estrangeira. Todos os atos de seu governo e seu comportamento pessoal indicam que Cleópatra desde sempre acalentou a possibilidade de reinar sobre um vasto domínio, além- fronteiras. É imperioso abandonar o clichê da Cleópatra voluptuosa, ocupada apenas com paixões e prazeres. Ou, ao menos, é preciso reconhecer que, se essa Cleópatra realmente existiu, ela não era sua única face. Seu caráter e seu temperamento afastam qualquer tentativa de delimitação. A obstinação de definir de modo tão apequenado uma personalidade de prodigiosa complexidade não resiste diante das afirmações dos melhores historiadores da dinastia ptolomaica, que reconhecem todos nessa mulher as qualidades e as ambições de um grande rei.
Tinha uma grande preocupação com o luxo da corte e com a vaidade. Costumava enfeitar-se com jóias de ouro e pedras preciosas ( diamantes, esmeraldas, safiras e rubis ), que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares.
Cleópatra começou a governar ainda em vida de seu pai, Ptolomeu XII, como co-regente. Subiu ao trono do Egito na Primavera de 51 a.C., após a morte do pai, em conjunto com o irmão Ptolomeu XIII do Egipto (com quem casou e que era contra a dominação romana).
Devido a intrigas palacianas, Cleópatra foi exilada para a Síria mas, organizando um exército, ela atravessou o deserto para conquistar o trono.
Sedutora e extremamente inteligente, ela sabia utilizar-se muito bem do poder que detinha. Vários registros afirmam q Cleópatra , envenenou seu irmão, enviou sua irmã para um cárcere , e só assim chegou ao poder.....sem nenhum concorrente, tornando-se absoluta...Num plano audacioso e arriscado, ela enviou a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Julio César. Após desenrolar-se do tapete, seu argumento foi tão ousado quanto seu plano, ao dizer que havia ficado encantada com as histórias amorosas de César e assim queria conhece-lo. Tornaram-se amantes e ele a ajudou assassinar seu irmão em 51 A.C. Após isto, ela tornou-se a rainha e foi para Roma, onde deu a luz a Cesarion.
A arqueóloga Sally Ann Ashton, usou imagens de artefatos antigos como moedas e um anel antigo para recriar a face de Cleópatra... passou mais de um ano manipulando as imagens para compor o rosto da rainha ate chegar ao resultado em três dimensões. O rosto recriado revela uma mulher de etnia mista com traços egípcios e gregos.
Muitos textos antigos afirmam que ela tenha sido morta por meio de uma picada de cobra. (resta saber se por uma naja, ou uma víbora. Seja o que for, terrível fim... para uma mulher que apenas queria ser mãe, Rainha, poderosa...
Home » Mulher » CLEÓPATRA Konten Lain di Sini
{ 20 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }
Lembro que minha professora de artes falou que ela (como diz no texto também) provavelmente não era bonita, mas sim sensual e tinha um glamour que sabia conquistar os homens.
Mas eu não sabia que ela não era egípcia...
Hehehe...
=)
Felicidades!!!
http://esperaemdeus.blogspot.com/
ae bem informativo, dps da uma passada la no meu blog
http://balaidenego.blogspot.com/
ela se suicidou um dia antes deu nascer(claro uns anos após)
ahuuhahua
www.filipeferminiano.com
a ja ia esquecendo virei seu seguidor, se puder vire meu seguidor também.Muito obrigado
informacao e cultura em um texto so
boa
valeu
interessante...
Grandes informações...Adorei mesmo!
Seu blog está maravilhoso...Já virei seguidora,obrigada por ter passado no meu e comentado!
Cleópatra realmente é bem mais mulher do que relatam nos filmes. Se bem que para chegar ao poder, ela não tenha agido de maneira... Vamo dizer... Limpa. rs.
Beijão... Volto no próximo post.
volta lá? =D
http://jujubareis.blogspot.com/
Materia interessante.
Parabens pelo Blog.mto bom ..
Abraços!!!
Muito bom o texto, principalmente pelo fato de Cleóprata ser um dos personagens históricos mais conhecidos. E, pela reconstituição facial acima, dá pra ver que ela nem era tão bonita assim. Ou as mulheres àquela época eram realmente feias ou os imperadores romanos queriam mesmo era ficar com o Egito. :P Muito bom o blog, meu terceiro comentário aqui. Um beijo, Miriã!
adoro a cleopatra e tudo a respeito disso mt interessante ,adorei aqui
terceiro capítulo pronto querida
se quiser conferir entre : http://cronicasdesafira.blogspot.com/
bjao
Cara eu amo o egito , sou fascinado pelos misterios .. muito bom blog ,http://conexaotoonami.blogspot.com/ da uma passda !
Já havia lido algumas desses fatos em algum lugar.Realmente ela não era nem um pouco parecida com o esteriótipo apresentado pelo cinema internacional.
http://messnatural.blogspot.com/
Interessante!!! Adorei saber sobre o significado do nome CLEÓPATRA.
Ah, só uma observação tola: Já notou que grande parte das mulheres que fazem regressão foram "CLEÓPATRA"? Terrível isso!
Pelo jeito dentro dela havia umas mil almas. ( brincadeirinha)
adorei!
Cleópatra!
que luxxo e glamour era ela!
tendencia a todo momento! ATEMPORAL!
http://transgressivas.blogspot.com
"muito dessa imagem de mulher linda e sensual não passa de um mito", diz Susan Walker,historiadora.
Nada é o que parece se olharmos de bem perto. Em se tratandod e personagens históricos sempre sabemos muito dos mitos e não das pessoas , o que nos impede de ver a realidade.
Obrigada pelo comentário no meu blog.!
Ai que massa, Cleópatra é uma diva, um exemplo de mulher a frente de seu tempo. Adoro ela
beijO
Olá Miriã, obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado do meu trabalho, isso significa muito pra mim. Obrigada mesmo.
http://simbologia-maldita.blogspot.com/
Meu professor de filosofia sempre dizia que Cleopátra nasceu, cresceu e morreu com cobras :)
Adorei
http://sombradaamendoeira.blogspot.com
Uma nova face de alguém que eu achava que conhecia.
Muito interessante mesmo.
Um caso raro de mulher que usa o cérebro (Hasuahsuu Brincadeira, não sou machista xD).
Cleópatra sem dúvida está equiparada aos grandes Reis.
Postar um comentário