Sobre banho... e a falta dele.

...a mão de Amy Winehouse...




O banho, seus rituais e significados acompanham a humanidade desde as civilizações mais antigas.

Materiais saponificantes anteriores a 2.800 a.C. foram encontrados em cilindros escavados nas ruínas da antiga Babilônia. As inscrições indicavam que aquele material era utilizado para limpeza dos cabelos e para auxiliar a confecção de penteados.

Os primeiros registros históricos sobre banhos datam de 3000 a.C. no antigo Egito... eles realizavam rituais sagrados na água, utilizavam óleos perfumados e os dedicavam a divindades como Thot e Bes. Os Papiros de Ebers, datados de 1.500 a.C., descrevem uma mistura de diversos sais e óleos utilizados para higiene pessoal.

Os primeiros Banhos Romanos -banheiros-foram construídos 300 anos antes de Cristo. No seu auge, Roma contava com mais de 13 aquedutos para manter seus habitantes sempre limpos.
Gregos e romanos tinham o hábito de se reunir nos "banhos públicos", que se tornaram verdadeiros locais de discussões e decisões políticas e sociais. Em Roma, os banheiros eram tão luxuosos que haviam vinte e cinco qualidades de banhos - com óleos, vapores, ervas, essências, etc...

Na Grécia, o palácio do Rei Minos possuía a mais espetacular banheira da antigüidade, decorada com mármore e pedras preciosas.

A Igreja Católica combatia os banhos públicos, que considerava como símbolos de luxúria, orgulho, preguiça, vaidade, gula e cobiça...

Na Idade Média dizia-se que a água "amolecia" a alma. Só se tomava banho uma vez ao ano e na mesma bacia... Um único barril de água servia toda a família sem que a água fosse trocada, seguia-se uma hierarquia como primeiro os chefes da casa, ou seja homens mais velhos e assim se seguia por mulheres, crianças e por últimos os bebês, (tadinhos)... existe a expressão em inglês que se diz “don’t throw the baby out with the bath water”, ou seja, literalmente “não jogue fora o bebê junto com a água do banho”, usada para as pessoas mais apressadinhas. (Era comum os babys morrerem, não sabia que havia mais esse motivo)

Os dentes eram lavados com um produto 100% natural: urina e cinzas!!! os piolhos (e toda a restante bicharada do corpo) não faltavam, mas eram disfarçados pelo uso permanente de chapéus e perucas. A conseqüência da falta de higiene: uma Peste que dizimou quase metade da população da Europa. (Como os judeus tinham hábitos de higiene, foram raramente afetados por isso, e declarados culpados pela peste...)

Buda, Confúcio, Manu, Moisés eram a favor do banho e higiene corporal.

Já o reverendo Charles Wesley, da Igreja Metodista, disse que "o limpo está perto do divino".

Somente por volta dos séculos XI e XIII, durante as Cruzadas, que os europeus puderam redescobrir as delicias do banho, no Oriente, fora dos domínios da Igreja, os banhos públicos haviam sido mantidos com seus rituais e instalações luxuosos. Assim, quando os cavaleiros voltavam para casa espalharam pela Europa novamente o ato de se banhar.

O banho no Japão é um ritual cotidiano. Todas as casas têm uma sala de banhos, onde se realiza a limpeza da pele antes da imersão, uma área com bancos, bacias,canecas, esponjas e chuveiro manual ou uma torneira que fornece água corrente. Só se entra na banheira depois de o corpo estar completamente limpo. Colocam-se flores como íris, rosa e crisântemo; folhas de "daikon", cenoura, cereja e pêssego; frutas, como cidra, tangerina e laranja; raízes de lótus, gengibre e íris; produtos de arroz, como saquê, vinagre e farelo e toda a enorme variedade de algas...


O Islam tem, como um de seus fundamentos primordiais, a prescrição da higiene freqüente do corpo e do ambiente pelo qual o individuo é responsável. Diz-se que no Islam, a “higiene é metade da Religião”.

Para os judeus, o banho era um rito de purificação religiosa, assim como o seria para os muçulmanos.

O site Pop Crunch revelou que Julia Roberts não gosta de tomar banho. “Ela fica dias sem tomar banho. Gosta de economizar água(!), tem consciencia ecológica e adora seu cheiro natural. Ela também não lava seu cabelo, pois está sempre seco e às vezes fica um pouco oleoso. Seu marido, Danny, não se importa…”... (Militante de ecologia, eufemismo para sujeira? não sabia)

Uma teoria vigente na Europa do séc. XIX era que os banhos excessivos tiravam a proteção das "ceras naturais" do corpo, que protegiam contra doenças, especialmente as de pele...recomendava-se apenas lavar as mãos e os pés, e um banho corporal por semana, geralmente de mar, pois os mesmos tinham "efeito medicinal"

O rei francês Luís XIV (séc. XVII) tomou banho apenas duas vezes na vida!!! Quando nasceu e quando casou! (cheiro de queijo rançoso,aff)

Ingrid Betancourt revelou seu grande desejo depois de seis anos de cativeiro: um banho “caliente”.(entendo perfeitamente)

Há um relato que conta que o príncipe Filipe II de Portugal (séc. XVI-XVII) lavou as pernas, pela primeira vez, aos 7 anos.

Ernesto "Che" Guevara em criança era chamado de “Chancho”- porco, pelos amigos e ficava orgulhoso por usar a mesma camisa uma semana inteira. Ele manteve essa tendência a sua vida inteira, raramente tomando banho ou mudando seu uniforme oliva!(bonito, charmoso e com perfume de carniça)

Cleópatra se rendia aos banhos de imersão com leite misturado ao mel, ficando com uma pele bem hidratada e iluminada...tomava banho em tinas de ouro... (essa apreciava um banho)

Charlize Theron... “Sou uma menina resistente. Posso ficar uma semana sem tomar banho, e não me incomodo com isso”! A atriz afirmou que sua rotina é tão atribulada que muitas vezes não sobra tempo nem para a higiene pessoal. (Uma mulher tão linda deveria saber que filé e bacalhau não combinam no mesmo tacho, rs)

O presidente Mao Tse Tung nunca escovou os dentes ou tomou banho. Em vez disso, concubinas eram forçadas a esfregar o corpo com toalhas úmidas enquanto ele mastigava folhas de chá para limpar os dentes. Quando os médicos lhe ofereceram uma escova de dentes, Mao recusou com o argumento de que tigres também não escovava os dentes.(imagine o cheiro das "partes" sujas)

Dom João VI, tomou seu 1º banho aos 50 anos. (cheiro de cadáver em estado de putrefação avançado.)

...a Rainha Isabel de Castella não fazia segredo de quantos banhos havia tomado durante toda a sua vida: apenas dois, um ao nascer e outro ao se casar, para ficar cheirosa para o real consorte, no primeiro dia de lua-de-mel... (ratos, baratas, cobras, piolhos e chatos...)

Na França, ao tempo de Napoleão, houve maior liberalidade e até apareceu uma nova
profissão, a dos banhadores, que saíam, de casa em casa, carregando tinas para lavar a suja nobreza. (gostaria de ler o diario de um banhador)

Marilyn Monroe... considerado um exemplo ideal feminino, teve varios amantes, como Joe DiMaggio e John F. Kennedy. Mas, segundo uma biografia de Clark Gable, as pessoas a descreviam como extremamente suja,e não no sentido sexual... ela sofria de síndrome do intestino irritável, raramente tomava banho, e só comia na cama - deixando o resto debaixo da cama. (Caso de internação! Se fosse hoje, faria um tratamento, antidepressivo e afins, e não teria aquele fim trágico)

Na América colonial, os puritanos consideravam banhos e sabonetes coisas impuras, chegando ao ponto de, na Filadélfia, quem tomasse mais de um banho por mês, fosse condenado à cadeia por desrespeito aos bons costumes!!!

O ator Zac Efron não toma banho; pelo menos é o que diz uma fonte ligada a equipe de produção de “High School Musical 3”. Segundo o site “Entertainment Wise”, o mal-cheiro do ator é forte no set de filmagem. “Zac não é fã do chuveiro. É péssimo porque ele adora jogar basquete e segue dias sem tomar banho”, disse à fonte à revista “Star”. (dizem que usa lenços umedecidos porque tem preguiça de tomar banho.)

Henrique IV da França, séc XVI... sua amante muitas vezes disse que ele cheirava a carniça. Sua segunda esposa desmaiou com o seu seu fedor a primeira vez que encontrou-se com ele, e molhava-se com perfume para ter sexo com ele...(imagine acordar do lado dessa carniça, tadinha da mulher que não tinha escolha)

Miyamoto Musashi século XVII, no Japão, lutador... Seu estilo de luta envolvida empunhar duas espadas acima da sua cabeça e era tão complicado que nenhum dos seus alunos o dominaram. Ele nunca casou, ou cortar o cabelo, ou tomou banho a menos que ele estivesse visitando um senhor feudal...(exceção a tradição japonesa, o pessoal do Japão gosta de banho)

Orlando Bloom, não gosta de banhos, somente troca de roupa e cueca... umas duas vezes por semana.(completamente desprovido de olfato)

Karl Marx sofria vazamento de pus em furúnculos e foram agravadas pelo fumo em cadeia, bebidas pesadas, e a crença de que a limpeza era um excesso da burguesia. Marx orgulhava-se nas páginas do manuscrito original de Das Kapital -O Capital- que foram manchados com o sangue de seus furúnculos, alegando que isso provava que ele entendia a luta do proletariado.(nojento, precisava de um banho de agua sanitária)

Banho farto, diário, de mais de uma vez por dia é mesmo coisa de brasileiro. Devemos a tradição aos ancestrais do sangue tupi e guarani, que apreciavam e muito as brincadeiras e os mergulhos nos rios e nas praias!
Mas o ritual como o conhecemos hoje, sob a água corrente do chuveiro, com espuma de sabonete, é coisa recente, que só chegou ao Brasil depois da Primeira Guerra Mundial, através da Unilever, responsável pela introdução da primeira barra de sabonete no mercado, em 1932. Um sucesso! E você, aprecia o banho ou não? Acha que faz mal? Gosto muito do Cascão, mas somente ele... ah, tem goiabada cascão também!

{ 37 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }

Anônimo disse...

Seus textos publicados são sempre muito interessantes, adoro o seu blog!

:)
Abraços

Anônimo disse...

Muito interessante as pesquisas sobre banho, é um assunto tão diário mas sempre rende muito, eu li que no Séc. XV as pessoas odiavam banho, o único objeto de beleza freqüentemente usado era o papel higiênico... teve um navegador que só tomou banho mesmo uma vez na vida, durante os dias ele só lavava o rosto, a mão, as partes, etc. até porque eles gostavam de sujeira, encontraram uma carta de um navegador pra esposa deleescrito mais ou menos assim: "vou chegar dentro de alguns dias. não se lave".
xD

Abçs
www.omeninochorao.blogspot.com

Dree disse...

Muito interessante as pesquisas sobre banho (2) e, por Deus, eu não seria gente sem banho.

Dário Souza disse...

Super interessante,Cara Karl Marx me deixou com nojo agora viu, um bocado de porco famoso,o zac efron a charlize theron, a julia roberts.

A foto da dree ta super combinada com o post


hauahauahaahaua

- disse...

'Heureca, descobriram o banho ...'

Nathália :) disse...

eu realmente nao entendo como algm consegue ficar sem tomar banho oO'
blog muuito legal!

Liipee disse...

QWUqhwQHIUWHqwhQWQ
eu liiii
lii tudooo..
UFA !

amei..
muito histórico e muito bom..
eu banho 3 vezes por dia, e quando to desoculpado umas 4..
escovo os dentes 5 vezes..
pqp, não imagino como esses caras viviam sem banho..
higiene é tudo..
:X

legal legal, adorei,;*

Anônimo disse...

E depois desse "banho" de aula histórica, vale um "banho" agora!!!
Eu não queria ser o microfone dessa doida... Não sei como ele não derreteu!!! Será de titânio???
_______________________________________
Visite: http://opinenoblog.blogspot.com

Anônimo disse...

Nossa, muito legal saber mais sobre banhos!

Essa aí da Marilyn Monroe eu ñ sabia!

Agora essa do Zac Efron, a própria Vanessa Hugens (vi numa revista), desmentiu, dizendo q era apenas boatos de invejosos!

Marina Aubasi disse...

Jesuuus !
Um banho " lava a alma " ...
Como que tem gente que não gosta de tomar banho ? oO

Samba da bola disse...

uahau txto sobre banho legal auahua

quer saber sobre futebol?
http://sambadabola.blogspot.com/

Anônimo disse...

Cultura.. na nossa cultura somos acostumados ao banho, eles não o eram...

MissCrazyLove disse...

ameeei!
mas vai uma sugestão,: tente fazer textos mais objetivos...
=D

;**

Henrique Hemidio disse...

"Os primeiros Banhos Romanos"

creio que seja os primeiro banheiros

Mao Zedong?
Mao tse tung

Bejomeliga

PS: Tenho hidrofobia (muitos não acreditam) mas tomo banho todos os dias...

Anônimo disse...

Banho é sagrado!

E como um colega meu costuma falar: "A burguesia fede, mas fede a Dolce & Gabanna".

Jéssica Torres disse...

Fiquei com uma vontade enorme de um banho agora!
Nossa, como alguém pode ter preguiça de tomar banho?! Como alguém pode não ter tempo para um?!
"Na Idade Média dizia-se que a água 'amolecia' a alma."
Senhor, ainda bem que nasci num mundo menos primitivo!


[desculpa a demora, leio devagar!]

Unknown disse...

preguiça de ler
mais vc tem um bom blog
ate+

Riot disse...

Sem banho não tem como.
Parabéns você foi além do que eu poderia imaginar sobre um ato tão comum, que é tomar banho.

Se Liga Jovem disse...

deu até vontade de tomar banho!

Ananda V. Sgrancio disse...

eu adoro tomar banho. sinto nojo de mim quando fico suada ou qlqr coisa do tipo.

e ja imaginou o Brasil inventar de copiar essa coisa de não tomar banho? SUHHSUHS
já que o Brasil copia tudo.


http://opniaoinutil.blogspot.com/

Unknown disse...

nossa uma grande história, sinceramente deu preguiçar de ler, mas há quem goste

sucesso!

;)

Tiago Cervo disse...

Tomar banho regularmente não é comum em todos os países, principalmente por causa da temperatura. Banhos diários são acomselháveis, no entanto em quenatidade excessiva por dia, retira substãncias importantes da pele.Por isso tome banho, mas pega leve.

Grande abraço

http://ccdodia.blogspot.com/

Eduardo disse...

O banho na Grécia era um pouquinho estranho... aheuaheu
Mas ele foi responsável por algumas descobertas...
Mas enfim, um banho é sempre bom né?
(que peste é isso na mão de Amy Winehouse?? Tava na guerra é? aheuhaue)

Jenneffer Keffer disse...

Parabéns pelo blog! Finalmente algo com conteúdo pela net!

Sobre o banho,realmente é um ritual humano e de muito significado. É preciso se amar, sentir a libertação do peso do dia a dia.

http://jkdesaltoalto.blogspot.com/
Publicidade de SALTO ALTO

Carlos Vin disse...

Adorei o post!
Conversando com uma amiga francesa na internet, eu disse que tomava 3 ou dois banhos por dia... Ela disse- "Que exagero. O que é isso?"

Mas é verdade mesmo, as nossas almas tupis, nos deram de presente essa cultura do banho...

Um abraço!

PCN disse...

Ahahaha
Curti seu post! É sobre um assunto não muito encontrado em outros blogs...
Muito legal sua forma de escrever!

http://papeisriscados.blogspot.com/

Anônimo disse...

Valorizo meus banhos agora, mas ainda acho que descolore a pele brincadeiras a parte,pior coisa do mundo é chegar perto de alguem que não tem esse habito, dá até um desanimo.





http://www.someapple.blogspot.com/

Danilo Corrêa disse...

legal o texto

Picolé de Chuchu disse...

Eu até perdoô em caso de baixas temperaturas passar 1 dia sem banho...(já passei por isso)Ainda bem que sou Brasileiro!!!

http://wwwpicoledechuchu.blogspot.com

Passa lá!!

Bala Salgada disse...

Uma verdadeira reportagem do assunto.
O pessoal antigo era bem ignorante, luxúria, onde já se viu?
Um Feliz Natal atrasado! Beijos.

Anônimo disse...

Muita informação pra minha cabeça

Carla Moraes disse...

Caramba, mt bom os posts.
Temas variados.
Devo vir sempre aqui..

Anônimo disse...

eu não consigo entender as pessoas que não gostam de tomar banho...é tão gostoso! sem contar que vc fika limpinho e cheirosinho.

Igor Palhares disse...

Obrigado por comentar no meu blog! :D
www.eudevosaber.blogspot.com

Gostei do post das frases de celebridades.

Ellen Regina - facetasdemim disse...

eu amo os tupiniquins!

Anônimo disse...

Eeeeeeeeeeeeeeca! Credu! eu nao vivo sem uuum banho por dia, imagina o povo q so tomou DOIS na vida? aaa naao!
hauhauhahuahauhauh
mas que é engraçado, isso sim é!!!
Adorei o post! muito bom.. tbm aadorei o blog!!
beeijos
byy

Anônimo disse...

Texto válido como informativo, mas muito sensacionalista, e extremista, indo do banho diário, ou mais, até a falta total. Isolado, pouco útil.
Comentários sem utilidade, apenas os pró-banhos, e ainda por cima não muito inteligentes.
Quanto às celebridades, interessante como, mesmo sem o banho, foram, são e sempre serão superiores ao resto das pessoas, mesmo às que exageradamente se limpam, igualmente um caso de distúrbio psicológico.

 

Banner



About

Mãe e Filho que gostam de se manter informados e inteirados sobre diversos tipos de assuntos. Alguns bem diferentes. Entre e venha compartilhar conosco, curta, comente e de sugestões.
MDiversidades © 2012 | Template By Jasriman Sukri