COMO SE JULGAVA ESTUPRO EM 1833
Leia e veja porque havia menos estupros naquele tempo...
" Ipsis litteris, ipsis verbis"
( TRATA-SE DE LÍNGUA PORTUGUESA ARCAICA )
PROVÍNCIA DE SERGIPE
O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant'Ana quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava em uma moita de mato, sahiu della de supetão e fez proposta a dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode trazer a lume, e como ella se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando as encomendas della de fora e ao Deus dará. Elle não conseguiu matrimonio porque ella gritou e veio em amparo della Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante. Dizem as leises que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio do sucesso faz prova.
CONSIDERO:
QUE o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ela e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar, porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana;
QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quiz também fazer conxambranas com a Quitéria e Clarinha, moças donzellas;
QUE Manoel Duda é um sujeito perigoso e que não tiver uma cousa que atenue a perigança dele, amanhan está metendo medo até nos homens.
CONDENO:
O cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez à mulher do Xico Bento, a ser CAPADO, capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa.
Nomeio carrasco o carcereiro.
Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos.
Manoel Fernandes dos Santos
Juiz de Direito da Vila de Porto da Folha Sergipe, 15 de Outubro de 1833.
(Fonte: Instituto Histórico de Alagoas
matrimônio (ato sexual)
conxambrar com ella (fazer sexo)
deboxado (libertino)
encomendas (órgãos genitais)
Resumo: o cara era um sem-vergonha que vivia atacando todo mundo e resolveram cortar o mal pela raiz... literalmente... e ser capado a macete não deve ser coisa pouco dolorida... esse juiz de Direito honrava as leis, botava medo nos bandidos...
E se essa Lei voltasse?
Quantos estupradores teríamos presos? Uma condenação dessas e injusta?O crime de estupro e/ou atentado violento ao pudor (coxambrar e chumbregancias, respectivamente)são tão graves assim?
Aliás, sobre essa questão de estupro, li que na Itália mulheres que forem estupradas, se não forem mais virgens, a pena para o agressor será abrandada. Se foi uma prostituta a estuprada, numa rua, ou uma freira, entendo que o crime, sua natureza e consequências permanece inalterado. A lesão à lei foi idêntica em ambos os casos.
O que você acha que estuprador merece? pena de Morte? Prisão Perpetua? Castração química? Ou essa antiga Lei deveria vigorar novamente? Opine...
{ 35 Comentários... Skip ke Kotak Komentar }
Sigo a linha dessa lei na Itália. Depende da mulher, se ela é virgem, prostituta... acho que se a mulher for virgem, a pena teria que ser mais severa.
Gostei muito do seu blog!
hauahu, se leis como essas fossem colocadas em prática novamente, talvez os "cabras" pensariam duas vezes antes de conxambrar com qualquer mulher que nao fosse de direito.
visite o nosso blog
http://estudio11.blogspot.com
Não sabia desta lei da Itália.
A charge deu certo com o post, a violência aumenta, mas ninguém faz nada para impedi-la.
hoje nossos assustos estavam similares. o problema que capar engorda a aumena o gasto.
Pra mim teria que ser capado mesmo, pq ai nunca mais o cara faria isso a ninguém, esta lei seria perfeita. Morte ou perpétua não adiantariam nada.
Abração!!
Isso deve doer!
Prisão perpétua é melhor, para ser a mocinha da cela até à morte. O que acha? rs
Nossa muito interessante mesmo!!
Adorei!!
:)
abraços
Nem sei o que merece um MONSTRO que faz isso
Ieee
A tirinha é ótima e o resumo é melhor que o texto original!
Beijos!
saco fora, certeza!!!
adorei o post, super elaborado.
Ainda bem que estamos quase em 2009!
Gostei da tirinha.
Acho que uma combinação de duas sentenças seria o mais certo, castração junto com prisão perpétua. O sujeito estaria condenado a virar mulher da cadeia pra sempre.
Abraço
http://ccdodia.blogspot.com/
em relaçao a diversas opinioes sobre castigo fico impressionado com os papaostias...nao aceito a pena de morte...mas quero que eles sofram até nao aguentarem mais...quem é cristao deve perdoar...
Eu acho que uma pena dessas faria o estuprador pensar duas vezes antes de "agir".
O problema é que se uma lei dessa voltasse, com certeza os Direitos Dos Manos agiriam em defesa dos estupradores, falando que tal pena é desumana e tal...
E tá passando da hora de se instituir prisão perpétua no Brasil, mas não prisão pro cara ficar a toa lá dentro não. Ele vai ter é que trabalhar!
Adorei o seu blog! adorei a histórinha...poderia ainda existir a sentença que existia á anos atrás...
perfeito o blog :*
Com certeza , a lei poderia voltar a vigorar ! E o castigo pior pra mim , seria castração ¬¬
queria ver se algum engraçadinho teria coragem de colocar seu " amiguinho " na berlinda ! haha
resumindo ainda mais o cabra perdeu seus documentos por praticar matrimonios com mulheres alheias eheheh
Hahaha, adorei o "cortar o mal pela RAIZ" Hahaha.
Essa charge eu já tinha visto, é muito boa! Bom... Hoje mesmo estava falando com uma amiga sobre esse assunto, principalmente os maiores afetados por isso: as crianças. Sinceramente, não dá pra entender um cara com tesão em uma criança! É o fim do mundo, realmente. Bom... Castração química eu nem sei, sabe... Porque tem caras que 'tocam' as crianças, etc. rs. falando logo diretamente, rs. Eu acho que prisão perpétua, se o estupro tiver morte no meio, castração e... mesmo sem sentido, pena de morte (h) Sim,sou logo radical asuhashuahs
Basta seguir a lei da itáli, seria bem interessante.
Sou a favor de que isso volte!
\o/
Falta rigor nas leis brasileiras, não só nesse caso. Se tudo fosse encarado com maior seriedade estaríamos melhor...
http://papeisriscados.blogspot.com/
O estuprador sabe que a prisão é a mesma coisa que a morte.
É só jogar o estuprador em uma cela com 50 presidiários, se não for morto, vai ser a "mulherzinha" da cela.
Com relação ao seu comentário no meu blog, meu nivel de loucura depende do momento e da razão para tal.
com relacão ao post: discordo completamente com o primeiro comentário, mulher é mulher e deve ser tratada como tal, seja ela virgem, puritana, prostituta, safada, nao importa, é mulher e deve ser tratada com o máximo de respeito possivel. E estuprador deveria ser capado E colocado na cadeia pra virar mocinha lá.
Humm... gostei da linguagem (coisa de estudante de letras) e gostei mais ainda da punição.
Blog interessante, o seu.
Beijos
Agora eu entendi..
rsrs
o porque do estrupo..
;xx
legal o blog, parabéns
: *
kkkk
mto boa a tirinha
legal
http://paginadacomedia.blogspot.com
Noticias reais e curiosas, todas verdadeiras e com fonte.
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=12746242
-----------------------------------------
parceria?
topico "nossos parceiros"
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=12746242
COMUNIDADE "BLOG PAGINA DA COMEDIA"
Retribuindo sua visita, aqui estou. Realmente o blog é bem diversifcado, gostei muito!
Paz!
Acho que seria interessante se houvesse alguma "castração temporária" que inibisse seus desejos por alguns anos e depois tudo voltasse ao normal.
ahsuiAHSUIAsuhASasuihoaSHUIAshui...
Tá igual a lei seca: com brasileiro, tem que ser severo mesmo. A lei seca exagerou, e com razão, pois se dar mole para o ser humano, ele pinta e borda. Nesse caso, as cadeiras deveriam ser mais rígidas, e a lei, então, nossa sinhora...
Quanto a essa pena voltar... tenho outra idéia: estuprou? Vai ser estuprado na cadeia também! (se bem que isso já se faz, hoje em dia, né...). A pena deveria ser proporcional ao crime. Só não seria no caso de assassinato, pois isso seria assassinar o bandido também. Neste caso, a pena seria outra, para evitar o bandido de morrer e ir para o inferno, sem salvação...
As pessoas só não fazem mais algumas coisas a outras pessoas quando passam pelo mesmo caso que elas passaram. Uma pessoa sente na pele o mal que fez a outrem, e nunca mais faz...
Pow dei risada com o vocabulario arcaico,ce é de sergipe??como tu axou esse documento,axo que a inciativa dos sergipanos é mais justa corta msm essa porra,mas estuprar quem sem o estrumento ??
No Brasil isso não daria certo por conta dos direitos humanos. O engraçado é q parece q só ladrão e fdp tem esses direitos. Nós trabalhadores, não.
olá.
tudo bom?
tenho um blog sobre abuso sexual, poderia usar esse texto em meu blog?
coloco o link de teu site lá.
tem mais textops sobre esse assunto?
disk denuncio 181..qualquer coisa liguem..hauhauahshsah
Não concordo com a volta da punição, nem com alguns comentários acima. Então quem comete estupro deve ser castrado e estuprado para o resto da vida? Isto nos torna melhores que o criminoso? O que falta em nosso país não é lei, nem punição exemplar. Falta aplicar as leis com rigor. Se criar os castigos mais horrendos da humanidade, mas não aplicá-los a ninguém, então não adianta nada. O que deve acabar é a impunidade!
Todo estuprador deveria ser "capado" à macete!
Seria excelente para a atual situação de segurança do Brasil.
E diminuiria a população carcerária.
Boa pena alternativa essa!
Postar um comentário